No primeiro painel do 2º DATA DAY da ANJ, realizado nesta terça-feira (2), em São Paulo, Natália Mazotte, News Industry Relations Manager do Google Brasil, apresentou a nova roupagem do News Consumer Insights, agora na versão 3.0. “É um produto que o Google pensou para a indústria jornalística, de forma a ajudar o trabalho conjunto de todos os times das organizações”, disse Natália.
Segundo a executiva do Google, a ferramenta é um assistente de performance 360 que cria relatórios com base nos dados das empresas de jornalismo e link com diferentes ferramentas do Google, como Ad Manager e Analytics, que sirvam a diferentes times dos veículos jornalísticos.
A ferramenta também está relacionada a uma maior valorização dos leitores de newsletters, que tem mais valor. A nova ferramenta divide os leitores em três grupos: leitores casuais, que estão conhecendo a marca; leitores leais, que já visitaram mais de duas os sites; e leitores de email. “Leitores que assinam nossa newsletters são leitores mais valorosos.
Natália também disse que a IA generativa está associada à nova ferramenta. De acordo com ela, a IA ajuda na construção de uma proposta de valor a ser oferecida para parceiros comerciais. “Oferece um roteiro inicial, mas não substitui o ser-humano, mas melhoram a performance”.
Segundo a executiva, a nova ferramenta também foi pensada para um ecossistema sem os cookies de terceiros. “Estamos trabalhando com um horizonte segundo o qual ter dados primários vale outro”, disse Natália.
A ferramenta deve ser lançada nos EUA em meados de agosto, podendo ser utilizada no Brasil. A versão em português deve chegar ao Brasil entre final do segundo semestre de 2024 e o começo do primeiro trimestre de 2025.
O painel foi moderado por Elaine Silva, Gerente Executiva de Produto Digital da Rede Gazeta (ES).
Foto: Rogério Lorenzoni / Studio3x