O Grupo ND apresentou, nesta sexta-feira (2), a um mês para as eleições 2022, a plataforma Voto+ com novas ferramentas. Além das notícias e bastidores em tempo real do cenário eleitoral catarinense e nacional, informações detalhadas sobre todos os candidatos, com foco especial nos nomes que pleiteiam a Presidência da República, o Governo do Estado de Santa Catarina e o Senado.
As ferramentas são inéditas em Santa Catarina, fruto de uma pesquisa incessante para a construção do hotsite www.votomais.com.br, que está hospedado no portal de notícias líder em Santa Catarina, o ND+. Na página, os eleitores terão acesso à fanpage dos candidatos, com perfis exclusivos de cada um, além da relação dos gastos de campanha dos candidatos e seus planos de governo.
Uma das ferramentas mais interativas e inovadoras é o ranking de propostas baseados nos planos de governo e comparações entre propostas de candidatos, para facilitar a análise do eleitor. A plataforma Voto+ apresenta outra ferramenta ao eleitor: o match dos candidatos. Em um questionário de 10 perguntas, o internauta fica sabendo qual candidato ao governo catarinense é mais compatível com as suas opiniões. Em poucos minutos, você conhece aquele que mais se alinha às suas ideias.
Construção integrada e multiplataforma
O lançamento da plataforma Voto + é resultado de um trabalho conjunto da equipe digital do Grupo ND e do NDI (Núcleo de Dados e Jornalismo Investigativo). Todo o projeto, da concepção à entrega, demandou meses de trabalho de desenvolvedores e um investimento em equipe. São dezenas de pessoas, das várias plataformas do Grupo ND, que trabalharam integradas desde janeiro.
Para Jean Felipe de Oliveira, Head digital de Mídias Digitais, o Voto+ é uma plataforma inovadora alinhada com os maiores portais do país e nunca visto antes em Santa Catarina. “Buscamos muitas referências, nacionais e internacionais, para construir a nossa plataforma. Estamos orgulhosos da entrega”, afirma.
A construção da nova ferramenta envolveu uma equipe de cinco jornalistas, desde o início do ano, trabalhando com pesquisa, afirma Vanessa da Rocha, gerente de Dados e Jornalismo Investigativo do Grupo ND. “Centenas de ligações, dezenas de formulários e questionários foram enviados. Sabíamos que para reunir um banco de dados tão complexo, teríamos que trabalhar muito. E foi o que fizemos”, conclui.
O diretor de conteúdo do Grupo ND, Luís Meneghim, diz que o compromisso foi entregar informação de qualidade sobre o processo eleitoral, acompanhar e divulgar dados dos candidatos e propostas. E conclui: “conseguimos unir tecnologia, dados e jornalismo neste projeto, sempre com o objetivo de prestar serviço ao eleitor”.
Grupo ND segue em franca expansão e inovação
O Grupo ND é afiliado da Rede Record em Santa Catarina e envolve veículos multiplataforma, líderes de audiência, como a NDTV Record TV, líder nos programas regionais; e o portal ND+, que se mantém líder absoluto de audiência no Estado e relevância entre os maiores do Brasil.
Entre suas premissas estão a credibilidade e a informação de qualidade, por isso o Grupo ND, neste pleito, realiza a maior cobertura multiplataforma das eleições 2022.
Além da plataforma Voto+, o Grupo ND vai continuar oferecendo completa cobertura em todas as suas plataformas. Estão previstas entrevistas com candidatos ao governo, ao Senado e um debate do Governo do Estado, realizado pela NDTV, marcado para 24 de setembro.
Na Record News, líder de audiência nacional entre os canais de notícias, entre os dias 5 e 14 de setembro, os candidatos ao cargo de governador passarão por uma sabatina. A partir de 19 de setembro, até o dia 28, serão veiculadas entrevistas exclusivas com os candidatos ao governo, no ND notícias, único impresso diário da capital catarinense; e ao Senado, no telejornal SC no Ar, na NDTV.