Criado para reunir agilidade e credibilidade e qualidade de Zero Hora e Rádio Gaúcha, GZH completa nesta quarta-feira (21) cinco anos conectando os gaúchos ao que de mais relevante acontece no Rio Grande do Sul, no Brasil e no mundo. O jornal digital entrega informações atualizadas a qualquer hora do dia, noite ou madrugada, em conteúdos produzidos por um time de mais de 60 colunistas e comentaristas e de 150 jornalistas.

Diretora-executiva de Jornalismo e Esporte do Grupo RBS e membro do Comitê Executivo da empresa, Marta Gleich explica por que GZH potencializa as grandes marcas de jornalismo e esporte em um novo produto: “Nossa conversa naquele momento, inclusive, era “1 + 1 = 3”. Ou seja, a soma de Zero Hora e Gaúcha no digital é muito mais do que os sites dessas duas marcas isoladamente, porque lançamos outros produtos, como novos colunistas, vídeos, especiais multimídia e muito mais”.

Nesses cinco anos, os gaúchos se acostumaram a percorrer o site e o aplicativo de GZH em busca de notícias e reportagens, enquanto ouvem a rádio pelo player disponível nas duas plataformas. A fusão permitiu entregar informações de qualidade, atualizadas a qualquer hora do dia, noite ou madrugada, além de acompanhar o trabalho dos mais de 60 colunistas e comentaristas e de 150 repórteres, editores, fotógrafos e infografistas.

Grandes coberturas foram realizadas nessa meia década. GZH foi a Minas Gerais retratar a tragédia de Brumadinho, em 2019, acompanhou o julgamento do caso Bernardo, em Três Passos, também em 2019, transmitiu o julgamento da Boate Kiss, em 2021, ao vivo do tribunal do júri em Porto Alegre, e foi ao leste europeu para retratar a guerra na Ucrânia neste ano.

Na política, houve a cobertura das eleições de 2018, em que Jair Bolsonaro elegeu-se presidente, e a de 2020, quando Sebastião Melo foi escolhido para a gestão de Porto Alegre. Nos esportes, equipes de GZH foram à Rússia acompanhar a Copa do Mundo de 2018 e a Tóquio para as Olimpíadas em 2021. Sem falar no acompanhamento diário das informações sobre a dupla Gre-Nal, paixão que mobiliza a editoria de Esportes.

Durante a pandemia de covid-19, o jornal digital liberou o acesso a informações relevantes sobre coronavírus, permitindo que fossem lidos por assinantes e por não assinantes, além de atualizar, com dados do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul, os números de vítimas e as chegadas de novas remessas de vacinas. Especialistas têm sido consultados desde o início da pandemia para esclarecer e orientar a população sobre a doença.

O talento para contar histórias deu origem a diversos conteúdos especiais, como Porto Alegre 250 anos, com textos sobre lugares e pessoas que fazem parte da Capital, o Pelé 80 anos, que retoma a trajetória do maior ídolo do futebol brasileiro, e a websérie Por Trás da Foto, que conta a história de imagens curiosas e emblemáticas. Em 2022, GZH expandiu o portifólio de podcasts, trazendo mais análises e contexto em notícias e esporte.

“Temos um time de profissionais focado em conectar os gaúchos com aquilo que de mais importante acontece no Estado, mas sempre com os olhos voltados para fatos relevantes do país e do mundo. Seja com o repórter Marco Matos cobrindo o velório da Rainha Elizabeth II no Reino Unido ou com a presença em diferentes cidades do Interior para contar grandes histórias, nosso compromisso é entregar o melhor conteúdo sempre”, afirma o editor-chefe de GZH, Pedro Moreira.

Os números refletem o sucesso de GZH. São mais de 100 mil assinantes digitais, o que representa crescimento de 115% na comparação com setembro de 2017, quando o jornal digital foi criado. Em média, o site registra 29,6 milhões de visualizações de página por mês, enquanto o aplicativo tem 28,8 milhões de visualizações mensais de tela. E esses cinco anos são apenas o início de uma história de sucesso.

“O formato e a distribuição dos nossos conteúdos seguirão evoluindo em busca de uma experiência cada vez mais personalizada e multimídia, presentes onde, como e quando a nossa audiência precisar de nós”, garante o gerente-executivo digital de GZH, Alan Streck.