A primeira sessão do programa Acelerando Negócios Digitais exclusiva para associados da Associação Nacional de Jornais (ANJ) e da Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner), aconteceu nesta quarta-feira (31). O palestrante convidado foi Guilherme Ravache, que falou sobre a monetização de conteúdo. Ele usou boa parte da sessão de cerca de duas horas para elencar vantagens que a inteligência artificial (IA) pode significar para os publishers, desde que bem aplicada, levando em consideração preocupações éticas, a privacidade dos usuários e a transparência na coleta e uso de dados.

Ravache fez um resumo de como a IA, a exemplo do ChatGPT, pode melhorar a monetização dos publishers na internet e fora dela. Na web, segundo ele, a IA pode contribuir com o aumento do engajamento do usuário. “Ao fornecer experiências de conversão interativas e personalizadas, o ChatGPT pode atrair e manter a atenção dos usuários por mais tempo. Isso pode resultar em maior engajamento com o conteúdo publicado pelos editores, aumentando as chances de visualizações de anúncios ou conversão de vendas”, disse.

Outro possível benefício, continuou Ravache, é a otimização da publicidade online. “O ChatGPT pode ser usado para segmentar e personalizar anúncios com base nas preferências e interesses dos usuários”, afirmou. De acordo com ele, ao exibir anúncios relevantes, os publishers podem aumentar as taxas de cliques e, consequentemente, gerar mais receita com publicidade.

Uma terceira frente é a melhoria do suporte ao cliente. “Ao integrar o ChatGPT em seus canais de suporte ao cliente, os publishers podem fornecer respostas rápidas e precisas para as dúvidas dos usuários. Isso pode melhorar a satisfação do cliente, aumentar a fidelidade e fortalecer a reputação do editor, o que pode atrair mais anunciantes ou patrocinadores dispostos a investir em suas plataformas”.

A IA aplicada para a monetização também pode ser útil fora da internet. Segundo Ravache, é o caso da assistência em atendimento presencial. “O ChatGPT pode ser utilizado em estabelecimentos físicos, como lojas ou escritórios, para auxiliar no atendimento aos clientes”, disse. “Por exemplo, o ChatGPT pode ser implementado em quiosques interativos para fornecer informações sobre produtos, responde a perguntas comuns ou até mesmo processar pedidos. Isso pode melhorar a experiência do cliente e impulsionar as vendas”.

A IA pode ser ainda usada no atendimento telefônico, podendo reduzir o tempo de espera dos usuários e melhorar a qualidade do atendimento ao cliente, aumentado a satisfação geral. Além disso, há a automação de tarefas comerciais. “O ChatGPT pode ser utilizado para automatizar tarefas comerciais rotineiras, como responder a perguntas frequentes, processar pedidos simples ou fornecer informações básicas sobre produtos. isso libera recursos humanos para se concentrarem em atividades mais complexas, ao mesmo tempo em que melhora a eficiência operacional e reduz custos”.

Ravache detalhou o atual cenário da indústria jornalística – um modelo de negócios insustentável – e deu várias outras dicas de monetização de conteúdos. Quer saber como foi? Veja aqui a sessão completa.

A próxima palestra, em 14 de junho, será sobre criação e gestão de comunidades, com o jornalista Sérgio Lüdtke, editor-chefe do Projeto Comprova, uma coalizão de 33 veículos de comunicação para combater a desinformação, e coordenador dos cursos da Abraji e da equipe de pesquisadores do Atlas da Notícia no Projor.

O programa Acelerando Negócios Digitais é realizado pelo International Center for Journalists (ICFJ), com apoio da Meta e em parceria com ANJ, Aner e outras associações. Todas as aulas exclusivas para profissionais das entidades acontecerão às quartas-feiras, às 10h. Inscreva-se aqui.