Estão abertas as inscrições para a nova edição do programa Acelerando Negócios Digitais, realizado pelo International Center for Journalists (ICFJ) com o apoio da Meta — proprietária do Facebook, Instagram e WhatsApp — e a parceria de entidades representativas da imprensa, entre elas a Associação Nacional de Jornais (ANJ) e a Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner). As inscrições podem ser feitas neste link até 26 de fevereiro. Atenção: para que a empresa seja elegível para a 2ª fase do programa e possa receber a mentoria e os fundos de inovação, é preciso ter pelo menos um participante em cada um dos grupos de treinamento (executivos e especialistas).

Neste ano, o programa Acelerando Negócios Digitais terá 10 semanas de duração e levará treinamento, mentoria e fundos de inovação para veículos de notícias selecionados. Os treinamentos e mentorias são em português e o programa tem como objetivo contribuir com a melhoria nos modelos de negócios e sustentabilidade financeira dos veículos midiáticos digitais e tradicionais (de diversos tamanhos e localidades) que atendem ao público brasileiro.

Através de webinars e mentorias, os publishers e jornalistas vão utilizar ferramentas digitais de forma inovadora e estratégica para desenvolvimento e crescimento dos seus negócios.

Primeira fase contará com treinamento exclusivo para executivos com a Cuny

A primeira fase do programa será composta de webinars com especialistas nacionais e internacionais nas áreas de mídia e negócios. Nela, as organizações brasileiras receberão insights para:

  • Melhorar suas habilidades em gestão empresarial,
  • Fortalecer a relação da organização com sua audiência digital,
  • Desenvolver novos projetos e produtos,
  • Gerar receita e construir modelos de negócios inovadores e inteligentes.

Os webinars serão em português. No caso de especialista internacional, o webinar terá tradução simultânea pelo Zoom. O treinamento para especialistas começa em março e terá duração de dez semanas. Inscreva-se no treinamento para especialistas.

Esta fase será dividida em dois grupos: o primeiro, aberto aos especialistas e profissionais que atuam em empresas de mídia ou de maneira independente, e o segundo, reservado para executivos.

CEOs, vice-presidentes e diretores-executivos terão a oportunidade de se inscrever para realizar um treinamento exclusivo com a The City University of New York (Cuny). A ementa inclui atualização com as principais tendências na gestão estratégica de negócios digitais.

Os executivos também poderão aplicar para participar do treinamento para especialistas, caso tenham interesse. Ao fim dos treinamentos do Acelerando Negócios Digitais, todos os participantes receberão certificados emitidos pelo ICFJ e pela Cuny, no caso dos executivos.  Inscreva-se para o treinamento exclusivo para executivos.

Segunda fase será de mentoria e fundos de inovação

Na segunda fase do programa, os participantes poderão se inscrever para receber mentorias exclusivas por cinco meses. Além disso, terão apoio financeiro para o desenvolvimento de projetos que podem inovar ou acelerar seus negócios digitais.

Os selecionados serão mentorados por especialistas do mercado com ampla experiência no desenvolvimento de produtos e estratégias digitais.

Organizações de mídia poderão aplicar para receber até US$ 15.000 e jornalistas independentes podem receber até US$ 2.500 dólares

Quem pode se inscrever

Organizações brasileiras de mídia (de qualquer tipo ou tamanho, digital ou tradicional) e jornalistas independentes/freelancers podem se inscrever para participar do programa.

Importante: para estarem aptos a se candidatar e receber a mentoria e apoio financeiro, as organizações e jornalistas independentes devem necessariamente participar de 75% das sessões de treinamento oferecidas na primeira fase do programa.

Sessões exclusivas para associados ANJ

O programa Acelerando Negócios Digitais possui diferentes abordagens para apoiar diversos universos de mídias e tem o apoio de associações de mídia importantes do Brasil (Abert, ABMD, Abraji, Ajor, Aner, ANJ), de modo a corresponder às necessidades e expectativas do ecossistema de mídia no país.

Como parte do programa, associados dessas entidades também terão acesso a sessões exclusivas de treinamento.

Palestrantes 

Confira alguns dos nomes já confirmados para mentoria: Jan Schaffer, diretora-executiva do J-Lab, do Instituto para Jornalismo Interativo; Jeremy Caplan, diretor de ensino e aprendizagem na The City University of New York (Cuny); Paula Daibert, coordenadora de produção de Conteúdo da Aj+ Español, primeira plataforma de vídeo de mídia social da Al Jazeera e com grande visualização na América Latina; Edison Rocha, desenvolvedor e proprietário na Opará Criações e especialista em segurança digital; e Jennifer Brandel, co-fundadora e CEO da Hearken.