Estão abertas as inscrições para o programa de Horas de Implementação Técnica (HIT), resultado de uma parceria da Google News Initiative (GNI), do Google, com a Associação Nacional de Jornais (ANJ). A iniciativa, exclusiva para associados da ANJ e de mais três associações, visa fomentar a transformação digital no ecossistema noticioso do país. Serão aproximadamente 250 horas de mentoria, nas quais especialistas dos times de Discoverability e Data Analytics da agência Media.Monks vão colaborar diretamente com as equipes técnicas dos veículos de notícias. O link para o formulário de inscrição no programa, disponível até 01/09/2023, será enviado por e-mail aos associados. Neste outro link, encontra-se o material de acompanhamento do programa. Ficou com dúvidas? Então, veja aqui o vídeo do evento de abertura do HIT.

O objetivo do programa é auxiliar as organizações na otimização de suas plataformas e aprimorar a experiência dos usuários. O HIT será dividido em blocos, denominados waves temáticas pela Media.Monks. Veja abaixo os temas que serão trabalhados:

Discoverability:

  • Otimizações essenciais – Sitemap, Canonical e Robots.txt
  • Otimizações para News – Sitemap News, News Media Organization, News Articles, Person
  • Otimizações On page – Title-tag, Metadescription, Heading tags
  • Performance e experiência do usuário – Core Web Vitals, Cache, Minificação de CSS e JS, Otimização de imagens e Lazy load

Data Analytics:

  • Ferramentas (Set Up) – Google Search Console, Google Publisher Center, Reader Revenue Manager
  • Google Analytics 4 – Conceitos e Fundamentos, Migração GA4, Comparando UA e GA4, Personalização de Reports e Explorações
  • Tags e GTM – Plano de Tags, GTM
  • Análise de dados – Looker Studios e Dashboards

Além dos eventos oferecidos semanalmente, materiais complementares sobre os tópicos cobertos pelo programa também serão disponibilizados para os participantes. Participam do programa a ANJ, a Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner), a Associação de Jornalismo Digital (Ajor) e a Associação Brasileira de Mídia Digital (ABMD).