O gerente de parcerias estratégicas da indústria de notícias do Google, Ricardo Fiorotto, participou nesta terça-feira (21) do Café com Aner, encontro semanal promovido pela Associação Nacional de Editores (Aner). Desta vez o webinário teve a parceria da Associação Nacional de Jornais (ANJ) e o convidado detalhou os passos necessários para a inscrição de até 100 pequenos e médios veículos de comunicação no GNI Local Lab Brasil – projeto da Google News Initiative (GNI) para apoiar o desenvolvimento e promover um ecossistema jornalístico mais sustentável, profissional e diversificado no país. As inscrições se encerram neste domingo (26). O passo a passo para a inscrição está neste link. Para fazer a inscrição, clique aqui.

O objetivo do programa, que tem a parceria da ANJ e da Aner, é capacitar empresas jornalísticas ao longo de 10 meses para que possam se desenvolver de forma sustentável e continuar produzindo conteúdos jornalísticos e informativos relevantes para as suas comunidades. Podem participar veículos impressos, digitais, rádios e emissoras de televisão em operação há pelo menos 12 meses e que empreguem de 2 a 100 jornalistas em suas redações.

Com a ajuda de especialistas e consultores, o GNI Local Lab fará uma análise aprofundada dos sites dos veículos participantes – tanto do ponto de vista do desempenho quanto da monetização – e compartilhará soluções por meio de relatórios, workshops e encontros.

Além da possibilidade de associados das entidades parceiras participarem do projeto e da mentoria para os veículos selecionados, a parceria ainda vai trazer para todo o ecossistema de notícias uma série de workshops focados em entendimento do leitor brasileiro e melhores práticas para o trabalho jornalístico digital.

Na primeira etapa do projeto, serão selecionados 100 veículos de comunicação para receber treinamento e apoio técnico do Google para desenvolver sua infraestrutura, melhorar a audiência e desenvolver estratégias de negócios no meio digital. Depois, em uma segunda fase, 40 organizações selecionadas e receberão consultoria individual.

No Café com Aner desta terça-feira, Fiorotto explicou que as organizações escolhidas não receberão financiamento direto. “No GNI Local Lab, o recurso vai para as consultorias, que trarão conhecimento que permanecerá dentro de cada uma das organizações”, afirmou. Participaram do webinário promovido pela Aner e ANJ os diretores executivos das duas entidades, Regina Bucco e Ricardo Pedreira, respectivamente.

O que é o GNI Local Lab?
Programa da Google News Initiative para apoiar organizações jornalísticas locais dedicadas a produzir conteúdos originais no Brasil a aprimorar suas operações no meio digital. Os selecionados receberão treinamentos e apoio técnico para aumentar suas receitas digitais e melhorar o engajamento da audiência. O programa terá início em 1º de agosto de 2022 e irá até 30 de abril de 2023.

Quem pode participar?
• Organizações e empresas jornalísticas de pequeno e médio porte registradas no Brasil que produzem conteúdo original.
• Candidatos precisam operar há pelo menos 12 meses, possuir um site e empregar entre 2 e 100 jornalistas em tempo integral em suas redações.
• Não serão consideradas candidaturas de veículos governamentais ou de indivíduos.

Como se inscrever?
As inscrições devem ser feitas preferencialmente em inglês, mas serão aceitas em português. Para participar, é preciso responder a um formulário e oferecer informações sobre o veículo. As inscrições estão abertas neste link até 26 de junho de 2022.

Como as candidaturas serão avaliadas?
Os candidatos serão selecionados de acordo com os critérios abaixo:
• Qualidade da inscrição: com base nas informações fornecidas no formulário de candidatura
• Modelos de monetização e negócios existente
• Relevância na região/ comunidade para a qual essa organização produz conteúdo.
• Estrutura da organização para receber consultoria e implementação de tecnologia
• Ter de forma estruturada os problemas de sua organização e objetivos-chave para acelerar sua digitalização.
• Disposição para ‘fazer acontecer’ (implementar sugestões, participar de treinamentos, etc) e fornecer ao Google e aos fornecedores acesso a estratégias/plataformas de audiência e monetização (Analytics, Adsense, Tag Manager, etc)
• Foco DEI: quanto sua organização produz e/ ou investe em diversidade, equidade e inclusão