PODER360 – 30/03/2020

Estreou na 6ª feira (27.mar.2020) a Revista Oeste, uma publicação digital de viés conservador e liberal liderada por importantes nomes do jornalismo nacional. O jornal tem 1 site aberto –que já estava ativo– e a edição semanal para assinantes, também on-line.

O conselho editorial da revista é formado por:

    Jairo Leal – ex-membro do Conselho de Administração do Grupo Abril. Atuou por mais de 40 anos na editora. É o publisher da Revista Oeste;
    J. R. Guzzo – colunista de diversos jornais como Metrópoles, O Estado de S. Paulo e Gazeta do Povo. Assinou o texto de apresentação da Revista Oeste;
    Augusto Nunes – apresentador e comentarista da Jovem Pan e da Record. Assim como Guzzo, trabalhou por anos na Veja.
    Kaíke Nanne – ex-publisher de duas revistas do Grupo Abril. Também foi diretor-executivo da agência Bites. É o chefe de conteúdo da Oeste.

“Nosso site e nossa revista serão, sim, conservadores na sua visão da política, da vida e da sociedade”, resumiu Guzzo no texto de abertura do site.

Na página “Nosso compromisso”, a revista apresenta as diretrizes e normas seguidas pelos profissionais. Além de expor os ideias ideológicos da publicação. A Revista Oeste se define como conservadora, liberal e a favor do Estado mínimo.

“Ser conservador, em nosso entendimento, é defender claramente que as coisas boas sejam conservadas; não vemos nada de errado em conservar o que nos parece positivo. É nossa convicção que o conservadorismo, hoje, é o oposto das posições estáticas, reacionárias e, no fundo, defensoras do atraso social, econômico e político do Brasil”, diz a página.

Em outros trechos, o jornalista J. R. Guzzo afirma que as ideias da esquerda “não funcionam”. E que os problemas do capitalismo são combatidos com mais capitalismo.

“Oeste não pretende ser imparcial, porque a realidade não é imparcial; tem 1 lado, e é deste lado que estaremos. A ‘realidade relativa’, para nós, não existe. A realidade é uma só”, encerra o texto.