A segunda edição do Laboratório de Desenvolvimento de Audiência, uma parceria exclusiva entre a Associação Nacional de Jornais (ANJ) e a Google News Initiative (GNI), do Google, ajudou a incrementar os números de audiência dos participantes, em média, em 25%. Em números absolutos, foram agregados quase 6 milhões de usuários e seguidores. Outras métricas são ainda mais surpreendentes. Times que focaram suas estratégias em aumento de tempo de permanência viram seus números subirem 80%, por exemplo.

O encerramento desta edição aconteceu nesta terça-feira (20), com as 13 organizações de notícia participantes. Por três meses, elas trabalharam com foco em aumentar seus públicos e o engajamento deles. Na sessão final, os veículos apresentaram os resultados e aprendizados durante o período. A experiência do Laboratório é desenvolvida pela Blue Engine Collaborative, que organiza o currículo, os encontros ao vivo e as sessões de coaching. A edição de 2024 contou com a mentoria de Maria Luiza Borges, Mariana Musa e Leo Stamillo.

A maioria dos times focou em desenvolver estratégias para garantir o aumento no número de usuários com origem orgânica (search) e também em recirculação. A partir dos aprendizados do Lab, eles melhoraram as práticas de SEO, testaram mudanças nos widgets de recirculação, criaram dashboards mais efetivos para acompanhamento de dados, usaram inteligência artificial para melhorar performance e passaram a trabalhar de maneira muito mais integrada. Times que optaram por desenvolver audiência por outros canais, como WhatsApp ou redes sociais, trabalharam com otimização de conteúdo, aplicaram técnicas de marketing e criaram manuais para as redações.

“Nosso objetivo na Google News Initiative é ajudar o ecossistema de notícias a construir um futuro resiliente, e programas como este lab são um ótimo exemplo do quanto a colaboração que construímos com esta indústria, representada por associações como a ANJ, pode dar frutos significativos. É muito gratificante ver o que os publishers que se dedicaram às atividades do lab conseguiram em termos de resultados para os seus negócios, em tão pouco tempo”, afirma Natália Mazotte, gerente de parcerias com a indústria de notícias no Google.

“Esta edição do laboratório evidenciou mais uma vez que informação, técnica e  tecnologia, quando bem conjugados, podem realmente mudar o patamar de engajamento e o alcance digital. A colaboração com a Google News Initiative e a Blue Engine trouxe importantes ganhos para os jornais participantes e seguramente ainda renderá muitos frutos futuros”, diz Marcelo Rech, presidente-executivo da ANJ.

Na avaliação de Sabrina Passos, diretora de gerenciamento de programas da Blue Engine, mais importante que as metas superadas e os grandes resultados, é o que fica de legado aos participantes. “A nossa atenção foi focada nas necessidades de cada organização e ajudou com que elas criassem novos processos, novos modos de fazer, tivessem um novo olhar sobre a audiência. Essa mudança é capaz de estimular a sustentabilidade dos negócios e levar os times a resultados ainda mais expressivos”.

Confira os participantes desta edição: Acorda Cidade, BNews, Diarinho, Folha Vitória, Gazeta do Povo, Grupo Sinos, Jornal do Commercio, NDMais, O Tempo, Portal Arauto, Tribuna do Norte Online, Tribuna do Sertão e Tribuna Online.