O jornal Liberal, de Americana (SP), completou 70 anos na quarta-feira (1º) e lançou um novo projeto gráfico e editorial da sua versão impressa. A partir de discussões internas, que contaram com a opinião de leitores, o diário, publicado pelo Grupo Liberal, promoveu mudanças na apresentação dos textos, criou e reformulou editorias e alterou seções.

Atualização gráfica e editorial foi liderada pelo editor-executivo João Colosalle (à direita) e pelo editor de arte Fábio B. Natali

A reformulação ocorre após 10 anos da implementação do atual projeto gráfico e editorial. Dentre as principais alterações estão a supressão do artigo “O” no logo do jornal que estampa o alto da primeira página e a opção por uma nova família de fontes para os textos do jornal.

O Liberal também passa a contar com novas editorias aos domingos. Nossos Pets, sobre animais domésticos, Pais & Filhos, sobre comportamento e relações familiares e Minhas Contas, sobre finanças domésticas, carreira e emprego, passam a integrar os suplementos dominicais. Ainda no domingo, a página Liberal Explica trará textos que, como o próprio nome sugere, explicarão fatos de maneira mais detalhada e didática.

Durante a semana, o conteúdo de serviços ganha uma página inteira para a publicação de informações de utilidade pública e recorrente dos leitores, como telefones úteis; localização de radares de velocidade; preços de passagens de ônibus e tarifas de pedágio; dia, horário e local de feiras livres, além da previsão do tempo e dos resultados da loteria.

Ao lado, na página de Opinião, o Liberal passa a publicar comentários feitos por usuários nas páginas do Facebook e do Instagram do jornal. No espaço, estão mantidos os editoriais aos domingos, as charges e os artigos de colaboradores. Em Cidades, a coluna Painel Político volta a ser publicada, em dois dias: quartas e sextas.

Duas editorias passam a ser publicadas sob novas denominações: o 360° se chamará Brasil & Mundo, com o noticiário nacional e internacional. O +Cult volta a ser o Caderno L e começa a publicar, aos sábados, a coluna Pelas Páginas da Literatura, da repórter Marina Zanaki. Às quintas, o caderno traz um guia com as atrações culturais da região, e, aos domingos, uma coluna de dicas de entretenimento.

No caderno de Esportes, a edição passa a registrar a programação diária das principais transmissões esportivas da televisão e do streaming. As editorias Classimais e Seu Valor foram encerradas.

PROJETO

Denominada “Liberal, 70”, a atualização gráfica e editorial do Liberal foi parte de uma discussão iniciada em 2021, liderada pelo editor-executivo João Colosalle, de 32 anos, e pelo editor de arte Fábio B. Natali, de 35 anos, ambos há mais de uma década no jornal.

Sede do jornal, em Americana

Reuniões entre os departamentos internos, em especial com o setor de mercado leitor, foram importantes para balizar as mudanças, definidas no projeto chamado “Liberal, 70”. O jornal também contou com a opinião de leitores e assinantes, que participaram de maneira digital avaliando questões como a apresentação visual das reportagens e a diversidade de conteúdo editorial.

Do ponto de vista gráfico, o jornal substituiu as fontes usadas para os textos, adotando uma versão considerada mais moderna e adaptada a publicações em formatos menores, comuns em tabloides europeus.

“O projeto gráfico foi baseado em uma única família de fontes que se diferenciam em estilos e pesos, o que resulta em unidade visual e elegância”, comenta o editor de arte Fábio Natali.

Também houve um aumento no tamanho das letras de textos de reportagens e no espaçamento entre as linhas, além da flexibilização das colunas a depender do conteúdo, mudanças que ajudam a facilitar a leitura. Cadernos e suplementos especiais ganharam novas roupagens, conforme o novo padrão gráfico do Liberal.

“Em termos editoriais, gostaríamos que o leitor sentisse e valorizasse que o Liberal contempla mais assuntos, especialmente os que fogem do noticiário cotidiano. Queremos promover experiências mais completas que permitam ao leitor se informar, se divertir e aprender com o jornal”, explicou o editor-executivo do Grupo Liberal, João Colosalle.

“O projeto Liberal, 70 é o resultado do trabalho de pessoas que são apaixonadas pelo impresso e que querem levar o melhor conteúdo com o melhor visual aos leitores”, defende Fábio.

Fernando Giuliani, diretor comercial

O diretor comercial do Grupo Liberal, Fernando Giuliani, ressaltou que as mudanças buscam reforçar os laços do jornal com seus leitores e assinantes.

“Nosso objetivo foi tornar o Liberal ainda mais agradável de ser lido, com conteúdo que informa, ensina e diverte. Essa preferência dos leitores pelo jornal, algo de décadas, também é importante do ponto de vista comercial. Temos uma audiência qualificada e em boa quantidade”, comentou.

 

70 ANOS

Jessyr Bianco, fundador do jornal

O Liberal chegou aos 70 anos nesta quarta-feira, 1º de junho. O jornal foi fundado pelo jornalista e advogado Jessyr Bianco e pelos irmãos Romeu e Arnaldo Mantovani, em Americana. O trio almejava um jornal diferente dos veículos que existiam à época, todos alinhados ao governo.

Sob o comando de Jessyr, conhecido pelos editoriais influentes na cidade, o Liberal se tornou um dos jornais mais prestigiosos do interior do Estado. O jornalista faleceu em 2011. Atualmente, o grupo de comunicação é administrado pelas filhas e por um dos genros de Jessyr.

MULTIMÍDIA

O Grupo Liberal ainda é responsável por duas rádios – a Clube AM 580 e a Gold FM 94.7. A primeira, mais antiga, tem uma programação voltada para o público popular. Já a FM, lançada em 2019, traz programação musical que mistura flashback e novidades do pop, rock e MPB. Ambas têm programação jornalística feita pelos jornalistas do Liberal.

Além das rádios, o Grupo Liberal distribui o noticiário, especialmente o local, nas redes sociais, com mais de 222 mil seguidores no Facebook e 72 mil no Instagram. Também é o único jornal da região de Campinas a manter um perfil no TikTok. O noticiário ainda é distribuído por meio do WhatsApp e da newsletter diária.

Entre 2020 e 2021, o Liberal foi selecionado para participar de programas de inovação promovidos pelo GNI (Google News Initiative) e pela Meta, em parceria com o ICFJ (comitê internacional de jornalistas).

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