O GLOBO
Três das quatro gigantes de tecnologia dos EUA tiveram resultados melhores no terceiro trimestre de um ano complicado pela pandemia de coronavírus. Enquanto o Google viu crescimento nas vendas com publicidade, o Facebook superou as estimativas de analistas com um lucro de quase US$ 8 bilhões, e a Amazon aumentou suas vendas em 37% com o impulso dado pela Covid ao comércio eletrônico.
A Apple, embora tenha tido receita maior que o esperado, viu seu lucro cair com a venda mais fraca de seus iPhones.
Google
A Alphabet Inc, controladora do Google, voltou a ter crescimento nas vendas no terceiro trimestre, com as empresas inicialmente prejudicadas pela pandemia de coronavírus retomando a publicidade, disse a gigante de tecnologia na quinta-feira.
O lucro da Alphabet foi de US$ 11,2 bilhões, ou US$ 16,40 por ação – US$ 3,6 bilhões a mais que a estimativa média de US$ 7,698 bilhões, ou US$ 11,18 por ação.
O negócio de anúncios do Google foi responsável por 80% da receita de US$ 46,2 bilhões da Alphabet no terceiro trimestre. Os analistas esperavam receita de US$ 42,9 bilhões, ou 5,9% de crescimento em relação ao ano anterior.
As ações da Alphabet subiram 7,8%, a US$ 1.690.
Wall Street esperava uma recuperação da Alphabet porque a empresa disse em julho que os gastos dos anunciantes estavam diminuindo após uma queda em março devido aos bloqueios. Os concorrentes do Google Snap Inc e Microsoft Corp também relataram receita do terceiro trimestre acima das expectativas nos últimos dias.
Nos últimos meses, o Google parou de cobrar dos comerciantes por alguns espaços promocionais e concedeu subsídios para ajudar outras empresas a comprar anúncios. Os esforços seguiram à primeira queda nas vendas da empresa em comparação com o período do ano anterior no segundo trimestre, desde a abertura do capital em 2004.
Mas o domínio dos serviços do Google também se tornou um problema para a empresa. O governo dos EUA processou a empresa na semana passada por supostamente abusar de um monopólio de buscas e sufocar a competição. Outros reguladores nos Estados Unidos e em outros lugares têm investigações semelhantes em andamento.
Facebook
A receita trimestral do Facebook superou as estimativas dos analistas nesta quinta-feira, à medida que mais empresas usaram suas ferramentas de publicidade digital durante um aumento no tráfego on-line induzido pela pandemia.
O lucro líquido foi de US$ 7,85 bilhões, ou US$ 2,71 por ação, em comparação com US$ 6,09 bilhões, ou US$ 2,12 por ação, um ano antes.
A receita total, que consiste principalmente em vendas de anúncios, subiu para US$ 21,47 bilhões no terceiro trimestre, superando as estimativas dos analistas de US$ 19,82 bilhões, de acordo com dados da Refinitiv.
Os usuários ativos mensais subiram para 2,74 bilhões, em comparação com estimativas de 2,70 bilhões.
A receita do Facebook, o segundo maior vendedor de anúncios on-line do mundo, depois do Google, da Alphabet, tem crescido apesar de um boicote sem precedentes e de uma recessão desencadeada pelo coronavírus.
Em julho, um boicote à publicação de anúncios no Facebook atraiu o apoio de grandes anunciantes, incluindo Unilever, Starbucks e Coca-Cola, pressionando a empresa a tomar mais medidas contra discursos de ódio.
Amazon
O faturamento do terceiro trimestre da Amazon.com tambem foi superior às estimativas de Wall Street, e a gigante do e-commerce previu as vendas do feriado acima das expectativas, já que a pandemia de Covid-19 levou mais pessoas a comprar mantimentos e outros itens essenciais em sua plataforma on-line.
As vendas líquidas aumentaram 37% para US$ 96,15 bilhões no terceiro trimestre, ante US$ 69,98 bilhões um ano antes, superando as estimativas de US$ 92,70 bilhões, de acordo com dados IBES da Refinitiv.
O lucro líquido aumentou mais de US$ 2 bilhões, para US $ 6,3 bilhões no período, ou US$ 12,37 por ação, em comparação com o lucro líquido de US$ 2,1 bilhões, ou US$ 4,23 por ação diluída, no terceiro trimestre de 2019.
Os serviços em nuvem da Amazon também viram uma forte demanda, à medida que as empresas mudaram para escritórios virtuais para conter a propagação da pandemia. A receita da Amazon Web Services (AWS) aumentou 29%, para US $ 11,60 bilhões.
A empresa prevê vendas líquidas na faixa de US$ 112 bilhões a US$ 121 bilhões para o quarto trimestre. Os analistas esperavam uma receita de US$ 112,32 bilhões.
Apple
A receita da Apple superou um pouco as expectativas de Wall Street, mas as vendas do iPhone, que foram ainda mais fracas do que o esperado, levaram a uma queda de 4,6% nas ações – apesar das crescentes vendas de Macs e AirPods. No after market, a queda foi de mais de 5%.
A Apple disse que a receita do terceiro trimestre foi de US$ 64,7 bilhões, em comparação com as estimativas dos analistas de US $ 63,7 bilhões. Mas o lucro caiu US$ 1 bilhão do ano passado para cá – de US$ 13,6 bi para US$ 12,6 bi no trimestre.
As vendas de iPhones caíram 20,7%, para US$ 26,4 bilhões, uma queda mais acentuada do que as expectativas dos analistas de uma queda de 16,2%, de acordo com dados IBES da Refinitiv.
A Apple não anunciou o iPhone 12 até 13 de outubro, várias semanas depois do que normalmente faria, o que significa que as vendas do novo celular no fim de semana de estreia não estão incluídas nos resultados do trimestre.
Os analistas anteciparam que os consumidores adiariam as compras do iPhone antes dos novos modelos do iPhone 12. Esses dispositivos apresentam conectividade de rede 5G, e sua e venda só deve crescer à medida que as operadoras de telefonia móvel voltarem a subsidiar a compra de dispositivos para atrair os consumidores a novos planos de dados.
Apple e Google: Pacto de gigantes para busca no iPhone está em perigo com processo antimonopólio nos EUA
Em entrevista à Reuters, o presidente-executivo da Apple, Tim Cook, disse estar “otimista” em relação ao ciclo do iPhone 12 com base nos primeiros cinco dias de dados de envio.
– O 5G é uma oportunidade única em uma década. E não poderíamos estar mais animados para chegar ao mercado exatamente quando o fizemos – disse Cook. – Pelo menos nos EUA, as operadoras estão sendo muito agressivas.
A Apple compensou as vendas fracas do iPhone nos últimos anos com um crescimento constante em seu segmento de serviços, que inclui streaming de música e televisão. A receita de serviços cresceu 16,3%, para US$ 14,5 bilhões, em comparação com as estimativas dos analistas de US$ 14 bilhões. Cook disse à Reuters que o Apple One, um pacote de serviços pagos da Apple, será lançado na sexta-feira.
Frenesi nas Bolsas
Antes mesmo dos anúncios dos resultados trimestrais, as ações das gigantes de tecnologia subiram nas Bolsas. O Facebook saltou mais de 5%, e Apple e Aphabet (dona do Google) tiveram alta de quase 5%. Os papéis da Amazon se valorizaram quase 3%. Com isso, as big techs somaram US$ 230 bilhões a seu valor de mercado – mais do que o valor total da Walt Disney Company.
Sem Facebook, Apple, Amazon, Netflix e Alphabet – as chamadas ações FAANG – o S&P 500 cairia cerca de 4% em 2020, em comparação com o aumento de 2% do índice no acumulado do ano, segundo um levantamento do Bespoke Group.