Nova pesquisa global mostra que 72% dos entrevistados em todas as gerações acham que veem informações falsas ou enganosas online semanalmente.
O estudo – elaborado em conjunto por Poynter Institute, MediaWise, YouGov e Google – revela que a Geração Z, a Geração Y e a Geração X se sentem um pouco mais confiantes em sua capacidade de verificar uma postagem, imagem ou vídeo do que os Baby Boomers e a geração Silenciosa. Mais da metade dos menores de 26 anos estão preocupados com a exposição de seus familiares à desinformação.
O estudo de alfabetização informacional compara como cada geração navega na internet e como eles determinam se podem confiar ou se envolver com o conteúdo online. A pesquisa ouviu mais de 8.500 pessoas dos Estados Unidos, Brasil, Reino Unido, Alemanha, Nigéria, Índia e Japão.
“A maioria dos entrevistados de cada geração atribuiu grande valor a dois fatores-chave ao decidir se as informações online são verdadeiras ou falsas: a fonte e os fatos”, disse Alex Mahadevan, diretor da MediaWise. “É um ótimo começo. E é onde o MediaWise se encaixa no quebra-cabeça da alfabetização midiática global: ensinar qualquer pessoa a investigar a fonte de uma postagem, foto ou vídeo – e avaliar as evidências citadas.”
O estudo também examina as ferramentas e técnicas preferidas de cada geração para verificar o conteúdo online. A análise – que YouGov realizou usando dados de pesquisa online coletados neste verão e ponderados para corresponder a populações reais – descobriu que a Geração Z é mais propensa a verificar comentários de mídia social e usar mecanismos de pesquisa para verificar fatos do que as gerações mais antigas.
Ao usar um mecanismo de pesquisa, a Geração Z usa métodos e recursos mais avançados, como pesquisa reversa de imagens ou um conceito chamado “leitura lateral”, que foi desenvolvido pelo Stanford History Education Group e envolve a abertura de várias guias e a realização de várias pesquisas nessas guias para verificar informações.
“Estamos comprometidos em fazer nossa parte para ajudar as pessoas em todos os lugares a encontrar informações de alta qualidade e fornecer o contexto necessário para que tomem decisões informadas sobre o que veem online”, disse Pandu Nayak, vice-presidente de Pesquisa e membro do Google.
“Além de investir na qualidade da informação e nas ferramentas de alfabetização da informação na Pesquisa Google, também estamos investindo em iniciativas de parceria como o MediaWise, que ajudam a educar pessoas de todas as idades sobre alfabetização digital.”
Brasil
Mais de 4 em cada 10 brasileiros (44%) em todas as gerações acham que veem informações falsas ou enganosas diariamente. Cerca de dois em cada três brasileiros (65%) em todas as gerações estão preocupados consigo mesmos ou com sua família diante de desinformação.
Brasileiros checam a fonte (66%) e a data das postagens (59%) para verificar as informações que encontram na internet e usam um buscador (55%) para saber mais sobre postagens que suspeitam serem falsas ou enganosas.
Leia aqui o texto na íntegra.