Sites de jornais associados da ANJ estão entre os 42 portais de notícias que receberam o selo de Veículo Comprometido com o Público, dentro do projeto do Projor – Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo que agregou uma camada de verificação aos portais de organizações jornalísticas listadas no Atlas da Notícia — censo que mapeia a presença do jornalismo local e os desertos de notícias no Brasil. Os veículos obtiveram conformidade com ao menos 8 dos 11 indicadores de transparência exigidos pelo programa. A ANJ recomenda a seus associados que permaneçam mobilizados para garantir esse importante indicador de credibilidade.
As organizações de notícias não necessitam de inscrição para participar do Programa de Indicadores de Compromissos com o Público, mas podem já atualizar seus sites seguindo um manual de melhores práticas preparado pelo Projor e que contém desde o detalhamento de cada indicador até sugestões e referências de aplicação. Uma vez obtido, o certificado pode ser aplicado nas páginas do portal de notícias com o número de indicadores com os quais têm conformidade. Além disso, cada organização contemplada com o selo tem uma página no Atlas da Notícia com a relação dos indicadores com os quais têm conformidade e outros dados do veículo que constam da base do Atlas.
Para o presidente do Projor e coordenador do Atlas da Notícia, Sérgio Lüdtke, “o jornalismo deve ter um compromisso de lealdade com seu público porque é da percepção desse comprometimento que se estabelecem as relações de confiança entre os cidadãos e os veículos de comunicação. E é a confiança que garante uma base sólida às organizações para enfrentar o desafio da sustentabilidade”. Segundo ele, algumas medidas são simples e fáceis de colocar em prática, como destacar nos sites a afiliação a uma associação, como ANJ, por exemplo. Os jornais associados e interessados em proceder dessa forma podem solicitar os arquivos com os logotipos da entidade por meio do endereço eletrônico anj@anj.org.br. Na página do programa há um formulário para os veículos que quiserem solicitar uma reavaliação.
O Programa de Indicadores de Compromissos com o Público é financiado pela Google News Initiative (GNI), do Google. A lista dos indicadores foi definida pelos membros do Projor e submetida à apreciação de associações que representam veículos noticiosos. O programa identifica nos sites de notícias a presença das seguintes informações, seções ou declarações públicas:
Expediente
Princípios editoriais
Política de correção de erros
Afiliação a associações setoriais do jornalismo
Acesso aos profissionais da Redação
Propriedade do veículo
Identificação clara de conteúdos patrocinados
Transparência de financiamento
Identificação de autoria
Política de privacidade
Acessibilidade
O Atlas da Notícia foi inspirado no projeto America’s Growing News Desert, da revista Columbia Journalism Review, que mapeou a presença de jornais nos Estados Unidos em meio à disrupção do modelo de negócios causada pela revolução digital e provocado o fechamento de diversos veículos jornalísticos. O Atlas vem realizando anualmente um censo até então inédito das publicações jornalísticas no Brasil, identificando também os chamados “desertos de notícia”, localidades sem fontes de notícia local. Já está em curso a atualização para a sétima edição do projeto. Patrocinado inicialmente pelo Meta Journalism Project e apoiado pela Intercom, Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (ABEJ) e Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), com desenvolvimento da agência de dados Volt Data Lab, o Atlas atualmente recebe financiamento da Google News Initiative e também se dedica à análise qualitativa dos dados levantados, buscando avaliar o tipo de cobertura realizada e tendências associadas à migração de veículos para a internet.
Associados da ANJ que já obtiveram o selo Veículo Comprometido com o Público:
Folha de S.Paulo
A Gazeta
Diário do Nordeste
Gazeta do Povo
Valor Econômico
G1
Em Dia ES