Morning Brew é um dos casos mais paradigmáticos de sucesso de uma newsletter. Lançada em 2015 por dois estudantes da Universidade de Michigan, que a escreviam nas horas vagas em seu quarto, a newsletter atualmente emprega 250 pessoas e tem 4 milhões de assinantes.
Em uma entrevista recente à CNBC, um dos dois alunos, Austin Rief, revelou alguns dos prós e contras do sucesso. De acordo com ele, uma das chaves foi expandir com o mesmo DNA para outros setores além daquele que estavam inicialmente direcionados, já que se tratava de um boletim voltado para negócios. Eles agora criam boletins informativos para varejo, marketing, recursos humanos e tecnologia emergente.
Além disso, Rief, de 27 anos, e o cofundador Alex Lieberman, de 28, estão promovendo podcasts e programas do YouTube para ampliar ainda mais a marca e criar um ecossistema conectado. Muitos dos novos boletins foram desenvolvidos durante a pandemia de Covid e foram um grande avanço no alcance, pois aproveitaram os bloqueios para alcançar públicos novos e distantes.
Política de aliança bem-sucedida
Outro dos segredos do sucesso, além de ampliar e aproveitar os momentos, tem sido sua política de alianças. Meios de comunicação como The Wall Street Journal e Bloomberg lhes forneceram recursos para construir audiências e assinantes fiéis. Empresas de mídia menores como Axios, Politico, Punchbowl e Puck também estão contando com eles como formas de expandir seu alcance.
A Morning Brew tem uma estrutura incomum que contrasta com seu próprio crescimento. Os cofundadores venderam uma participação majoritária na newsletter para o Business Insider (Axel Springer) em outubro de 2020, avaliando a empresa em US$ 75 milhões. Em outras palavras, “criaram um negócio dentro de um negócio dentro de um negócio”, conforme definido pelo jornalista de mídia e tecnologia Alex Sherman.
A Morning Brew tem três outras linhas de negócios. Lançou um produto educacional, que inclui aulas virtuais para aprimorar habilidades profissionais, além de aprimorar habilidades de liderança. Os programas custam entre US$ 500 e US$ 2.000, dependendo da duração.
A newsleter também iniciou um negócio de eventos vinculado a áreas de cobertura específicas, como Emerging Tech Brew e Marketing Brew, e um site de comércio que vende canecas de café, roupas e outras mercadorias de marca voltadas para negócios.