Notícias
Inscrições para novo programa Acelerando Negócios Digitais vão até 26 de fevereiro
Webinário com mais de 100 participantes foi o palco de lançamento, nesta segunda-feira (23), da nova edição no Brasil do programa Acelerando Negócios Digitais, realizado pelo International Center for Journalists (ICFJ) com o apoio da Meta -- proprietária do Facebook,...
Digital dominará os gastos com publicidade em 2023
É um novo ano e hora para a mídia, agências e anunciantes locais digerirem as muitas previsões concorrentes para os gastos com anúncios em 2023, escreve Bob Sillick no Editor&Publisher. "Haverá cotas de vendas; as agências criarão propostas; e os anunciantes...
Axel Springer abre uma nova unidade de negócios baseada na Web3 e no metaverso
A gigante editorial alemã Axel Springer (Bild, Die Welt, Politico, Business Insider etc.) lançou uma nova unidade de negócios baseada na Web3 e no metaverso, para aumentar a diversificação e aproveitar as oportunidades trazidas por essas novas tendências. A iniciativa...
O POVO: 95 anos muito além do papel e em evolução junto ao leitor
Reportagem de Carol Kossling mostra que O POVO, do Ceará, é mais que um jornal ao completar seus 95 anos e se aproximar do legado centenário que será comemorado em 2028. Desde seu lançamento, em 7 de janeiro de 1928, muito mudou na comunicação, no mundo e no...
Um pacto contra a desinformação
Por Marcelo Rech* O atentado contra democracia brasileira a que o mundo assistiu no domingo, 8 de janeiro, quando uma horda de fanáticos de extrema-direita invadiu e depredou as sedes dos Três Poderes em Brasília não foi um evento que brotou por geração espontânea. Os...
EUA: conquistar a confiança dos leitores é desafio para os jornais em 2023
Pesquisa do Gallup centrada no mercado norte-americano sinaliza que a confiança no jornalismo atingiu o mínimo histórico, desde que há dados disponíveis, em 1973, informa o Laboratorio de Periodismo. De acordo com a pesquisa Gallup, em 2022, apenas 16% dizem confiar...
Quatro desafios nos quais a mídia deve focar este ano, aproveitando as tecnologias emergentes
A Zephr, plataforma líder em experiência de assinaturas, selecionou quatro desafios em que a tecnologia pode engajar e aumentar a audiência em 2023. 1 - Inteligência artificial aplicada à mídia Em um relatório recente da WAN-IFRA, mais de 75% dos editores disseram que...
Como atrair jovens leitores por meio de jogos de notícias
A Associação Mundial de Jornais e Editores de Notícias (WAN-IFRA, em inglês) uniu forças com parceiros de toda a Europa para criar um jogo sério destinado a despertar o interesse dos jovens pelas notícias profissionais e pela mídia tradicional. O projeto...
Negatividade e a falta de utilidade são causas para evitar as notícias
A negatividade com que a mídia por vezes retrata a realidade e a falta de utilidade das notícias no dia a dia dos usuários seriam duas das principais causas que levam as pessoas a evitarem as notícias, segundo pesquisa realizada por Benjamin Toff, professor da...
Comprova encerra a quinta fase com 378 reportagens publicadas
O projeto Comprova encerra sua quinta fase, dedicada às eleições presidenciais, com 378 reportagens investigativas publicadas. Essas investigações têm como foco os conteúdos duvidosos que mais viralizaram em redes sociais no Brasil em 2022. As reportagens mostraram...