Notícias
Guia da GIJN orienta cobertura de diferentes tipos de eleições
A Rede Global de Jornalismo Investigativo (GIJN, em inglês) lançou o Guia de Eleições para Repórteres Investigativos, que oferece ferramentas, técnicas e recursos para ajudar repórteres na cobertura de quase todas as eleições, informa o Portal dos Jornalistas. O guia...
Como transformar facilmente os textos em artigos de áudio
Alguns editores estão se voltando cada vez mais para a tecnologia de conversão de texto em fala e usando vozes artificiais e neurais para ler seus artigos em voz alta. Durante a pandemia, o The Wall Street Journal, por exemplo, atingiu seu recorde de assinantes...
Estudo detalha os caminhos para que as empresas digitais remunerem o jornalismo
À medida que os formuladores de políticas em todo o mundo consideram como reequilibrar a relação entre as empresas de tecnologia e a indústria de notícias, é imperativo que eles tenham uma visão global e considerem as implicações para os meios de comunicação...
Confiança na mídia cai para mínimos históricos nos EUA, mostra estudo
A confiança dos norte-americanos em jornais e notícias de televisão despencou para o nível mais baixo de todos os tempos, de acordo com a última pesquisa anual da Gallup sobre confiança nas instituições americanas. Para a jornalista especializada em mídia do site...
Textos de 2 mil a 4 mil palavras têm maior engajamento, diz pesquisa
Estudo da Chartbeat, empresa de análise da web, descobriu que, para artigos com menos de 4 mil palavras, quanto mais longo o artigo, mais interessante será para o leitor. No entanto, além de 4 mil palavras, não se pode mais concluir que o tempo de participação...
Nutrir assinantes de mídia é fundamental para controlar o churn
Os editores de notícias lutam com a rotatividade de assinantes. O desafio é universal, e o recente INMA Digital Subscriber Retention Master Class mostrou que o cerne disso pode estar em nutrir o engajamento. Durante a aula, descrevem Jalisa Haggins e Paula Felps, os...
Webinar para jornalistas dá dicas de investigação sobre as eleições
A Rede Global de Jornalismo Investigativo (GIJN, em inglês) realiza em 19 de julho, às 10h, um webinar sobre as eleições do Brasil em 2022, com dicas de investigação para que jornalistas abordem diferentes aspectos do tema. O evento é feito em parceria com o...
O papel dos jornalistas-influenciadores nas redações
Os meios de comunicação geralmente prosperam em plataformas como Facebook e Twitter, mas lutam em redes como TikTok, Snapchat e Instagram. Um novo relatório de Salla-Rosa Leinonen, produtora da emissora pública finlandesa Yle, descobriu que jornalistas que se saem bem...
Novas regras da UE podem dar muito poder a gigantes digitais, dizem editores
A European Magazine Media Association (EMMA) e a European News Publishers Association (ENPA) emitiram uma declaração conjunta alertando que as regras de moderação da Digital Services Act (DAS) podem fazer com que o conteúdo de notícias seja relatado erroneamente e...
União Europeia aprova lei para regular gigantes digitais
O Parlamento Europeu ratificou por ampla maioria, nesta terça-feira (5), uma nova legislação sobre mercados e serviços digitais, informa a AFP. O pacote é composto por uma Lei de Mercados Digitais para regular a atividade e evitar práticas anticoncorrência, e outra...