Notícias
Revista piauí passa a ser gerida da mesma forma que o jornal The Guardian
Desde o começo de outubro, a revista piauí passou a ser gerida pelo Instituto Artigo 220, uma associação civil sem fins lucrativos criada com “o único propósito de respaldar o jornalismo rigoroso, independente e apartidário”. Neste modelo até então inédito no Brasil,...
‘Se a imprensa está sendo atacada, é porque é relevante’, diz presidente da ANJ
Em entrevista ao jornal O Estado de S.Paulo, Marcelo Rech defende aprovação de lei para obrigar plataformas de internet a remunerar empresas jornalísticas. "Se houver o desaparecimento desse ecossistema do jornalismo, vai ocorrer um apocalipse informativo. Não haverá...
Um tributo à verdade
Por Marcelo Rech* Em maio de 2017, pouco antes de subir ao palco para moderar um painel no Fórum de Internet de Estocolmo, na Suécia, percebi um desequilíbrio flagrante dos participantes, que se preparavam para uma ladainha contra o jornalismo e os meios de...
Harvard Business Review usa vertical para falar com jovens profissionais
É cada vez maior o número de editoras que colocam em prática estratégias para conquistar jovens profissionais, altamente engajados e atraentes para os anunciantes. E vem da tradicional e quase centenária Harvard Business Review uma das iniciativas mais bem-sucedidas....
Encontro online aborda parceria da ANJ e da ANER com Facebook Journalism Project
A reunião, dentro do projeto Café com Aner, será realizada na próxima quarta-feira (13), às 15h, via Zoom, é gratuita e está aberta a todos os interessados. Para participar é necessário se inscrever aqui. ANER e ANJ lançam em breve um novo programa para apoiar e...
Prêmio Nobel reconhece a importância do jornalismo no combate à desinformação
A entrega do Prêmio Nobel da Paz de 2021, nesta sexta-feira (8), para os jornalistas Maria Ressa, das Filipinas, e Dmitri Muratov, da Rússia, reforça a importância do jornalismo profissional na defesa da liberdade de expressão e dos demais princípios democráticos, diz...
Publicidade tem espaço importante no modelo de assinaturas digitais
Embora os modelos de assinatura e pagamento por conteúdo estejam avançando, a publicidade continua sendo essencial para que as empresas jornalísticas sejam sustentáveis. Além disso, muitos publishers estão em uma posição privilegiada ao coletaram valiosos dados...
Cultura de produto: a abordagem do The Wall Street Journal
Louise Story, ex-gerente de Estratégia de Notícias e ex-gerente de produto e tecnologia do The Wall Street Journal, detalhou, em uma sessão do congresso Digital Media Latam 2021, da Associação Mundial de Editores de Notícias (WAN-IFRA, na sigla em inglês), como...
O poder das imagens na cobertura sobre mudanças climáticas
Como parte de seu projeto Climate Visuals, a Climate Outreach, uma organização sem fins lucrativos com sede no Reino Unido focada em impulsionar o engajamento público com as mudanças climáticas, desenvolveu sete princípios básicos para a comunicação visual sobre as...
Como elevar o jornalismo usando “Stories”
As redações podem fazer uso do recurso “Stories” (Facebook, Instagram e Snapchat) para melhorar os níveis de engajamento e, também, a audiência de boletins informativos, destaca Adriana Lacy, em artigo no site do Reynolds Journalism Institute. A jornalista oferece...