Dentro das estratégias para conquistar e reter assinantes digitais, há processos administrativos, contábeis e de marketing que precisam de atenção especial dos publishers. Pesquisa da plataforma de gerenciamento de assinaturas Zuora detalhou nove pontos-chave nesses segmentos para o sucesso de um negócio de assinatura. Confira.

Preços e qual pacote é oferecido com a oferta – Qual é o preço definido, quais conteúdos e serviços são oferecidos e como essa oferta é promovida? A pesquisa recomenda, por exemplo, que as empresas de mídia experimentem novas estratégias de preços, lançando promoções a qualquer momento.

Gerenciamento de assinaturas – Como você se inscreve, atualiza, renova e cancela? As melhores empresas de mídia, lembra o estudo, têm um sistema simples e oferecem o máximo de flexibilidade.

Cobrança – A estrutura de faturamento do cliente (quando faturar, se a forma de pagamento pode ser alterada etc.), bem como a eficiência do faturamento são essenciais. As empresas de mídia mais bem-sucedidas, lembra o relatório, “podem processar rapidamente um grande volume de clientes para faturamento, respeitando a experiência ideal do cliente”, de modo que a capacidade de faturar em grande volume não pode resultar na cobrança do assinante com arranjos desconfortáveis.

Pagamentos e contas a receber – Otimizar todo o ciclo de vida do pagamento é fundamental para garantir o sucesso de pagamentos e cobranças recorrentes. Uma frequência de falha nos métodos de pagamento eletrônico superior a 20% é um número ruim. Os meios de comunicação que melhor o desenvolveram estão abaixo de 10%.

Renda – Agilizar e automatizar o processo de reconhecimento de receita também é essencial. A complexidade do gerenciamento de receitas vem em duas formas: alto volume de transações e grande variabilidade em contratos e tipos de transações. As alterações nas assinaturas criam registros com impacto na receita, aumentando a complexidade da receita para as equipes financeiras. “Há muito em jogo para confiar em planilhas sujeitas a erros, por isso é mais importante do que nunca adotar uma abordagem automatizada para o reconhecimento de receita ”, afirma o relatório.

Fechamento contábil – O cronograma de apresentação dos livros e a eficiência dos processos internos são muito importantes no sucesso final. “A capacidade de fechar livros com rapidez e tranquilidade é um sinal de um negócio de subscrição de sucesso. As melhores empresas de mídia investem em uma pilha de tecnologia que automatiza esse processo, permitindo que sua equipe de finanças gerencie as finanças facilmente”.

Análise e relatórios – O uso de dados, métricas e análises importantes para conduzir a tomada de decisões de negócios tem um impacto decisivo no sucesso ou fracasso do modelo de assinatura de mídia. “Muitos meios de comunicação se concentram em três métricas: receita mensal recorrente por assinante, número de assinantes e taxa de inscrição”, afirma o relatório. “As melhores empresas de mídia vão ainda mais longe do que este tipo de dados de clientes sofisticados, analisando dados de uso do cliente mais granulares para criar conteúdo direcionado. Essa é a chave para impulsionar o engajamento e a retenção. As decisões de negócios são baseadas em métricas centradas no cliente, como analisar a rotatividade e responder com estratégias de retenção personalizadas. Os consumidores de mídia esperam ser tratados como indivíduos distintos, o que significa que seus dados sobre compras, estatísticas de uso, ciclos de assinatura e resposta a promoções devem ser usados de forma eficaz. Se você sabe tudo sobre a jornada de um assinante, é muito mais provável que você o retenha como um cliente”, diz o estudo.

Integrações – Como os pontos anteriores, a capacidade de integrar vários sistemas e software em um ecossistema de assinatura de vários sistemas é fundamental. “Sem um ecossistema de pedido-receita conectado, as empresas de subscrição enfrentam ineficiências”.

Extensibilidade – Usar fluxos de trabalho automatizados e processos exclusivos para melhorar a função de negócios é a chave para o sucesso. Para mídia, existem duas áreas em que a extensibilidade é especialmente útil: Processos de recuperação de pagamentos e prevenção de perdas (notificação aos clientes sobre pagamentos em atraso, necessidade de atualização de cartões, etc.); e automação para mudanças de assinantes (suspender e retomar assinaturas, notificar clientes via SMS ou outros canais, reativar ou atualizar a assinatura etc.).
Informação do Laboratorio de Periodismo (aqui).