O jornal O Globo recebeu dois prêmios da Society for News Design (SND), organização que reúne veículos jornalísticos de todo o mundo, por trabalhos publicados nas edições impressas e plataformas online em 2022.
A premiação (“Best of News Design”), que angariou mais de 4.535 mil inscrições nesta edição, é uma competição que reconhece a excelência com o objetivo de identificar o melhor jornalismo visual que ultrapasse os limites do design e da tecnologia.
Os dois prêmios de excelência recebidos foram pelo conjunto da obra na cobertura da Copa do Mundo do Catar, em novembro e dezembro de 2022. No impresso, o jornal foi premiado na categoria de cobertura especiais, com o conjunto de capas do caderno especial do Mundial, publicado durante toda a competição. Utilizando vários recursos visuais, as capas contaram a história da Copa de uma maneira irreverente e informativa. Foi a segunda cobertura de grande evento esportivo consecutiva de O Globo premiada na categoria. Em 2021, o conjunto de capas da Olimpíada de Tóquio também foi laureada.
No digital, o prêmio foi na categoria especial sobre a Copa do Catar. Foi contemplado um conjunto de cinco trabalhos especiais para o Mundial, incluindo um infográfico especial sobre a maneira de Neymar cobrar pênaltis, e um jogo interativo sobre as principais comemorações das grandes estrelas da Copa do Mundo. Além do design, o jornal foi premiado pela experiência do usuário, arquitetura da informação, acessibilidade. O grupo de jurados, reunido por três dias em Nova York, também julgou a a performance, a interatividade e a inovação dos produtos.
“Os prêmios no digital e no impresso foram na categoria de cobertura especial da Copa. É uma confirmação da qualidade multiplaforma que entregamos porque é uma categoria difícil e pesada, onde o conjunto dos trabalhos são avaliados”, diz Alessandro Alvim, editor executivo visual de O Globo.
O chefe da equipe de Esportes, Thales Machado, também enalteceu o resultado. “Fico feliz pelo prêmio porque mostra o quanto a editoria de Esportes do Globo sabe trabalhar junto com a infografia e a arte, e vice-versa. E isso é importante. No impresso, mantemos a tradição de conteúdos especiais de O Globo. No digital, é a prova que estamos conectados com as novas linguagens e formato. E isso também já está virando uma tradição”.