O Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ, em inglês), em parceria com o Youtube Brasil, lança no dia 11 de agosto os projetos premiados pelo Programa Jogo Limpo, iniciativa que visa apoiar soluções inovadoras para combater a desinformação no período que antecede as eleições no Brasil. Um dos premiados, o jornal O Liberal, do Pará, é associado da Associação Nacional de Jornais (ANJ). O lançamento será às 11h, via canal do Youtube do ICFJ (Live).
Para O Liberal, as eleições também apresentam a oportunidade para os moradores checarem o que os candidatos dizem sobre a região. “Às vezes as informações [apresentadas pelos candidatos à presidência] não são completas. Em vez disso, vamos ouvir pessoas e instituições na Amazônia que estudam e conhecem as informações completamente e pessoas que fazem políticas informadas”, diz Daniel Nardin, diretor de conteúdo do jornal.
Durante o período eleitoral, O Liberal verificará as afirmações dos candidatos sobre a Amazônia com a ajuda de especialistas da região. O diário também planeja realizar uma entrevista com os candidatos sobre o assunto, onde os candidatos podem ser verificados por fontes de notícias da Amazônia sobre reivindicações e políticas que têm ou planejam aprovar como presidente.
“Nosso objetivo subjetivo – quando verificamos informações sobre a Amazônia e as distribuímos ao público – é colocar mais da Amazônia na agenda dos candidatos nas eleições presidenciais”, disse Nardin.
Os outros cinco projetos selecionado são do Aos Fatos, Redes Cordiais, Instituto Vero, Agência Pública e Núcleo. Veja aqui um pouco mais de cada um deles.