A primeira sessão da etapa inicial do programa Acelerando Negócios Digitais, realizado pelo International Center for Journalists (ICFJ), com apoio da Meta e em parceria com ANJ e Aner e outras associações, em 14 de março, foi conduzida por Jeremy Caplan, diretor de ensino e aprendizagem na Newmark Graduate School of Journalism da CUNY, de Nova York (EUA).
O jornalista destacou, com otimismo, caminhos para que as organizações superem os principais entraves à indústria jornalística, entre elas a pequena parcela de publicidade digital (a maior parte fica com as Big Techs), a disputa pela atenção da audiência em um mercado cada vez mais concorrido (incluindo o Streaming), o desinteresse do público com notícias, a desinformação, o ataque de líderes autocráticos e o consequente deserto de notícias. “O jornalismo pode crescer, não apenas sobreviver”, frisou.
Caplan listou uma série de mudanças necessárias e novas competências para a superação dos obstáculos, concentrando-se em produto, comunidade e sustentabilidade. “A formação antiga não satisfaz mais. Precisamos de habilidade de produto, de engajamento, de vendas, de autoconsciência e de capacidades para desenvolver a especialização”, disse. Ele também disse que é preciso diversidade de vozes no jornalismo e de produtos, aprimoramento das capacidades individuais, mudança na estrutura de distribuição da notícia e muita transparência.
O jornalista ressaltou ainda a importância do jornalismo local, com forte participação da audiência. Segundo ele, as redações precisam ser flexíveis para ouvir a necessidade do público e se comunicar horizontalmente com ele de forma customizada. “É necessário um jornalismo de diálogo com a comunidade”.
Nesta primeira fase do Acelerando Negócios Digitais foram, ao todo, dez sessões voltadas para especialistas, das quais participaram centenas de profissionais.