Como parte de seu projeto Climate Visuals, a Climate Outreach, uma organização sem fins lucrativos com sede no Reino Unido focada em impulsionar o engajamento público com as mudanças climáticas, desenvolveu sete princípios básicos para a comunicação visual sobre as transformações do clima, projetados para melhorar o engajamento com esse tipo de conteúdo. Confira:

1. Mostre ‘pessoas reais’, não fotos encenadas
Uma pessoa que expressa uma emoção identificável é poderosa. Os grupos de discussão do estudo favoreceram imagens “autênticas” em vez de fotos encenadas, que eles viram como manipuladoras. Os políticos atraíram algumas das pontuações mais baixas.

2. Conte novas histórias
Imagens familiares e “clássicas” podem ser especialmente úteis, mas também geraram cinismo e fadiga nos grupos de discussão. Imagens menos familiares (e mais instigantes) podem ajudar a contar uma nova história sobre a mudança climática e refazer a representação visual das transformações do clima na mente do público.

3. Mostre as causas climáticas em escala
As pessoas não entendem necessariamente as ligações entre as mudanças climáticas e suas vidas diárias. As ‘causas’ individuais das mudanças climáticas podem não ser reconhecidas como tal e, se forem, podem provocar reações defensivas. Ao comunicar as ligações entre comportamentos ‘problemáticos’ e mudanças climáticas, é melhor mostrar esses comportamentos em escala – por exemplo, uma rodovia congestionada, em vez de um único motorista.

4. Os impactos do clima são emocionalmente poderosos
Os participantes da pesquisa foram movidos mais pelos impactos climáticos – por exemplo, enchentes e a destruição causada por condições meteorológicas extremas – do que por ‘causas’ ou ‘soluções’. Imagens de impactos climáticos podem despertar o desejo de responder, mas como são emocionalmente poderosas, também podem ser opressoras. Combinar imagens de impactos climáticos com uma ‘ação’ comportamental concreta para as pessoas realizarem pode ajudar a superar isso.

5. Entenda seu público
Sem surpresa, os níveis de preocupação/ceticismo sobre as mudanças climáticas determinaram como as pessoas reagiram às imagens que testamos. Mas outras diferenças surgiram. Imagens que retratam ‘soluções’ para a mudança climática, por exemplo, geraram emoções positivas.

6. Mostrar impactos climáticos locais (mas sérios)
Quando as imagens de impactos climáticos localizados mostram uma pessoa ou grupo de pessoas com emoções identificáveis, é provável que sejam mais poderosos. Mas há um equilíbrio a ser alcançado (como na comunicação verbal e escrita) entre localizar as mudanças climáticas (de modo que as pessoas percebam que a questão é relevante para elas) e banalizar a questão (por não estabelecer links claros o suficiente para o quadro geral).

7. Tenha muito cuidado com imagens de protesto
Imagens que retratam protestos (ou manifestantes) atraíram cinismo generalizado e algumas das avaliações mais baixas na pesquisa. A maioria das pessoas não sentiu afinidade com os manifestantes da mudança climática, então as imagens dos protestos podem reforçar a ideia de que a mudança climática é para ‘eles’ e não para ‘nós’. Imagens de protesto envolvendo pessoas diretamente afetadas pelos impactos do clima foram vistas como mais autênticas e, portanto, mais convincentes