Quais podem ser algumas das chaves para o sucesso de um modelo de assinatura? Quais são as principais decisões estratégicas que precisam ser tomadas? A consultoria de assinatura e crescimento digital do Financial Times, FT Strategies, compartilhou oito chaves que podem ajudar a melhorar os modelos de assinatura. São elas, segundo o Laboratorio de Periodismo:
- Certifique-se de ter um produto ou serviço com usuários fiéis que se envolvem com frequência.
- Desenvolva um relacionamento contínuo com seus clientes por meio de diversos pontos de contato, como boletins informativos, programas de fidelidade e comunidades online que facilitam as discussões e a interação.
- Considere o uso de métodos de aquisição, como períodos de teste, que permitem mostrar sua oferta de valor principal.
- Certifique-se de que o processo de integração seja o mais simples possível, removendo o atrito, entregando valor imediato e recompensando os comportamentos desejados.
- Ofereça oportunidades para que os usuários personalizem imediatamente sua experiência e desenvolvam um senso de controle sobre a interação.
- Acompanhe seus usuários com dados, entenda o que eles gostam ou não gostam e personalize seu serviço ou oferta para refletir as preferências.
- Garantir que haja alinhamento estratégico interno e adesão ao desenvolvimento de uma cultura centrada no cliente, com todas as decisões refletindo isso.
- Seja transparente em suas ações, peça feedback aos assinantes e comunique as principais decisões.