Quais são os principais indicadores de desempenho, os KPIs, que devemos levar em conta para saber se estamos executando bem a estratégia de fidelização de leitores? A Chartbeat publicou um white paper no qual seleciona com precisão os KPIs que considera essenciais para rastrear e “transformar essa medição em ações que otimizarão as taxas de conversão”.

Eis um resumo deles:

Tempo dedicado

O tempo engajado mede a quantidade média de tempo que os visitantes gastam interagindo ativamente com uma página: tempo gasto clicando ou rolando, por exemplo. Essa métrica tem mais peso do que visualizações de página ou tempo no site porque não apenas identifica os tópicos e formatos que atraem a atenção dos leitores, mas também quais os envolvem mais.

Profundidade de rolagem

A profundidade de rolagem mede até onde os visitantes da página rolam depois de carregá-la. Embora a parte mais visualizada da página esteja na metade superior da página, essa parte fica em exibição pelo menor tempo possível. À medida que descemos na página, o tempo de exibição aumenta para seu pico de cerca de 1.200 pixels, indicando uma oportunidade de criar engajamento e fidelidade quando o conteúdo persuadir os leitores a fazer a primeira rolagem.

Recirculação

A recirculação é uma métrica que compara o número de pessoas em uma página com o número de pessoas que se deslocam para uma nova página desse conteúdo. Quando combinado com a profundidade de rolagem, você pode ver onde a maioria dos visitantes termina em uma determinada página e inserir links que incentivam os leitores a pular para outro artigo de interesse em vez de sair do site.

Uma pesquisa da Chartbeat descobriu que a maioria dos cliques ocorre em profundidades de página de 400 a 600 pixels, “portanto, é importante otimizar o conteúdo com links relevantes neste canal”.

Frequência de visitas

No Chartbeat, eles segmentam os visitantes em três categorias: novos, recorrentes e fiéis. Novos visitantes são leitores que visitam um site pela primeira vez em 30 dias. Visitantes recorrentes são leitores que visitaram o mesmo site mais de uma vez nos últimos 30 dias, mas com menos frequência do que em dias alternados.  Visitantes leais são leitores que visitaram um site pelo menos 8 dos últimos 16 dias.

A partir do segundo semestre de 2020, o tráfego fiel tem vindo a aumentar de forma constante como proporção do tráfego total e, de 2019-2021, os leitores fiéis, embora em números reais menores, contribuíram com a maior percentagem de tráfego, cerca de 40%.

Medir a frequência de visitas ajuda você a acompanhar a evolução do seu público e decidir quando é a hora certa de agir sobre essas tendências.

Leia aqui o relatório na íntegra.