Prossegue nesta quarta-feira (24) a segunda edição do Programa de Aprimoramento Digital (PAD) criado no ano passado pela Google News Initiative (GNI), do Google, em parceria com algumas das principais associações de jornalismo do país, entre elas a Associação Nacional de Jornais (ANJ). O objetivo do programa, com treinamentos mensais sempre às quartas-feiras, é promover habilidades digitais entre organizações de notícias.

A sessão desta semana — “Como aumentar audiência e engajamento com a Busca do Google” — será realizada das 9h às 10h10. O treinamento será conduzido por Ricardo Fiorotto, gerente de estratégias de parcerias Google. Para se inscrever, acesse o site do PAD e preencha o formulário

Ao longo dos 10 meses de duração do programa, serão abordados temas como estratégias para monetizar no YouTube, preparação para o fim dos cookies de terceiros, melhores práticas para ampliar a audiência de newsletters, como extrair o melhor do Google Analytics 4, entre outros. As aulas serão ministradas por especialistas do Google, e ficarão gravadas e hospedadas na plataforma News On Air, proporcionando maior flexibilidade para que os participantes possam acompanhar em seu próprio ritmo.

O programa é voltado a profissionais que atuam nas áreas relacionadas ao negócio (comercial, produto, mercado leitor, etc) de organizações jornalísticas pequenas e médias. Os participantes com 80% de presença nas sessões ao vivo receberão um certificado da Google News Initiative (GNI).

Na primeira edição do PAD, foram treinados profissionais de mais de 150 veículos associados à ANJ, Aner e Ajor.

Confira a agenda de workshops:

  • Prepare-se para o fim dos cookies de terceiros – 27 de março
  • Como aumentar audiência e engajamento com a Busca do Google – 24 de abril
  • Melhores práticas para desenvolver newsletters – 22 de maio
  • Como aumentar e monetizar sua audiência no YouTube – 19 de junho
  • Estratégias para aumentar receitas dos seus leitores – 17 de julho
  • Crescendo audiência e receita com o Reader Revenue Manager – 14 de agosto
  • Boas práticas para aumentar a receita de anúncios – 18 de setembro
  • Estratégias de pesquisa para conhecer melhor seu público-alvo – 16 de outubro
  • Tudo que eu preciso saber sobre o Google Analytics 4 – 20 de novembro
  • Como atingir audiências mais diversas – 18 de dezembro