A cada eleição, as técnicas de desinformação se sofisticam, colocando em alerta a Justiça Eleitoral, autoridades, sociedade civil e os próprios cidadãos. No que acreditar ao se informar sobre candidatos, partidos, cargos e sobre o próprio processo democrático?
Neste contexto, o combate a mentiras, teorias conspiratórias e deepfakes durante uma eleição se torna fundamental para a manutenção e o fortalecimento da democracia brasileira. Pensando neste cenário desafiador, o Instituto Palavra Aberta lançou a campanha “É Fake News? Não acredite em tudo o que você vê na internet”.
O objetivo da ação é engajar a sociedade na verificação de conteúdos políticos antes de repassá-los. A campanha conta com um vídeo e peças estáticas, criadas pela agência Skwat, e faz parte do projeto #FakeToFora – Quem Vota Se Informa, desenvolvido pelo instituto por meio do programa de educação midiática EducaMídia, com apoio de diversas instituições e organizações da sociedade civil.
O #FakeToFora conta com uma série de materiais sobre educação para a democracia para o público jovem. É composto por módulos que podem ser desenvolvidos separadamente ou como uma trilha única e também tem uma metodologia para que os estudantes criem um coletivo ou clube de checagem em suas escolas.
Veja aqui vídeo da iniciativa.