O jornal norte-americano The New York Times está explorando com sucesso uma prática nem tão nova de contar histórias por meio de smartphones: o swipe, ou seja, deslizar o dedo de um lado para o outro para passar cartões ou imagens na horizontal. Para o jornal essa técnica permite aproveitar melhor os recursos do celular, cria mais imersão e evita ter que recorrer à rolagem vertical.
O formato é simples. Uma história se desenrola ao longo de quatro a sete slides, cada um com até 50 palavras de texto e um elemento de mídia, como imagem, vídeo ou clipe de áudio. Os leitores deslizam para a esquerda para ler a narrativa completa.
“A tela inicial do celular é um bem precioso”, diz Steve Duenes, editor-chefe adjunto do The Times. O processo permite “que um leitor se envolva com um tópico e continue vasculhando nosso relatório”, acrescenta ele.
A ideia surgiu de um experimento de 2018 que previa um feed de notícias de última hora de artigos de forma rápida. Embora o feed nunca tenha realmente decolado, a ideia do formato do artigo ficou. As primeiras histórias foram publicadas em 2020 e, no ano passado, o The Times já publicou mais de 600 conteúdos desse tipo, e agora seu uso vai se intensificar.
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