“Podemos nos orgulhar da grande adesão dos veículos brasileiros à campanha, o que demonstra o grau de compreensão no Brasil sobre a importância do jornalismo para as democracias e a sociedade como um todo”, disse o presidente-executivo da ANJ, o jornalista Marcelo Rech, autor de um dos artigos – Um bem precioso – que integram a ação. Além dos veículos nacionais, muitos deles regionais e locais, o texto do representante do Brasil na campanha foi publicado por dezenas de organizações de notícias de outros países. A entidade de jornais brasileiros organizou este clipping, que ainda está recebendo colaborações.
O Dia Mundial do Jornalismo é organizado pelo Fórum Mundial de Editores (WEF, na sigla em inglês), entidade ligada à World Association of News Publishers (WAN-IFRA), e pela Canadian Journalism Foundation (CJF). O tema desta edição, “Escolha a Verdade”, foi desenvolvido pelo Project Kontinuum – uma incubadora liderada pelo fundador do Daily Maverick, da África do Sul, Branko Brkic.
“A campanha deste ano superou em muito nossas expectativas. O forte envolvimento de editores de notícias no Brasil foi um contribuinte significativo para o sucesso”, afirmou Cherilyn Ireton, diretora-executiva da WEF. Segundo ela, com uma mensagem de campanha simples sobre a necessidade de apoiar o jornalismo, foi possível unir pequenas publicações de notícias comunitárias de todo o mundo com redações de médio porte e até mesmo os maiores players de mídia. “O comprometimento e a disposição da comunidade de notícias em apoiar a campanha e usar seus canais para falar com as pessoas sobre jornalismo nos energizaram. Isso será importante para campanhas futuras”, concluiu.
Em seu site, a WAN-IFRA reuniu alguns exemplos de publicações em todo mundo. No caso do Brasil, destacou a participação de operações de grandes players, mas também dos demais veículos. “Para as pequenas redações, o World News Day é uma janela para o mundo internacional do jornalismo: fornece contexto para seus desafios e uma oportunidade de mostrar seu valor para seus públicos”, diz texto da organização mundial.
A edição deste ano do Dia Mundial do Jornalismo enfatizou o compromisso inabalável dos jornalistas de relatar os fatos, ao mesmo tempo em que reconhece o desafio do público de navegar em um ambiente de informações tóxicas inundado de desinformação.