Gabriel Sama, consultor de mídia baseado na Califórnia que trabalha com redações em tópicos como gerenciamento, conteúdo, estratégia e fluxo de trabalho, dividiu insights sobre inovação nas redações em webinário promovido pela International News Media Association (INMA) na quarta-feira (22). Eis os seis pontos mais relevantes, segundo Sama:
1. Defina inovação
Isso pode parecer simples, mas Sama disse que isso aparece em todas as conversas que ele tem com organizações de mídia. O ponto de partida é garantir que todos tenham a mesma ideia do que significa inovação: “Mesmo fazendo um esforço intencional para inovar, muitas redações não têm uma definição clara do que isso significa. A inovação pode significar muitas coisas para muitas pessoas. Portanto, é importante que cada organização crie sua própria definição do que é inovação.”
2. Decida onde localizar a inovação
Onde ficará o centro de inovação? Sama disse que, mais comumente, a inovação está alojada em um laboratório de mídia ou é uma equipe totalmente integrada que trabalha lado a lado com a redação. Os laboratórios de mídia permitem maior inovação, mas tentar integrar e dimensionar esses esforços é mais difícil. Um grupo integrado trabalhando com a redação permite que as organizações sejam mais rápidas e ágeis na adoção da inovação, mas as operações do dia a dia tendem a vencer as novas iniciativas. “A inovação precisa de um lugar específico dentro de sua organização”, afirmou. “Decida onde será e veja os prós e os contras de ambos.”
3. Crie um sistema para gerenciar suas ideias
As organizações de notícias são criativas por natureza, e o problema raramente é a falta de ideias. “Na verdade, o problema vem de como priorizar essas ideias”, disse Sama. “As ideias são o elemento nuclear da inovação. É o que fazemos com eles que faz a diferença.” Ao gerenciar ideias, ele advertiu contra perseguir “coisas novas e brilhantes” ou tentar imitar o que outras organizações maiores fizeram: “Não busque a ‘ideia do momento’. Cada organização tem necessidades específicas. Identifique suas necessidades além do que o resto da indústria está fazendo; não persiga ideias de outras organizações.”
4. Aloque os recursos necessários para executar a inovação
Este é particularmente importante, destacou Sama, porque as redações geralmente estão cheias de pessoas que estão esgotadas por tentar muitas coisas novas e tomar iniciativas que não deram certo. Os líderes que desejam inspirar as redações a inovar precisam reconhecer que isso não pode ser feito “além” do trabalho atual, mas será feito em vez de outro projeto ou iniciativa. “Quando apresentamos essas ideias, precisamos oferecer compensações”, disse. “Precisa ser: ‘Estou ciente de que você está em 100% de suas capacidades e essa ideia significa que você fará algo novo, mas deixará de fazer outra coisa’”. Ele sugeriu a criação de uma “lista de parar de fazer” para permitir que as pessoas se desfaçam de certas tarefas ao pedir que busquem novas ideias.
5. Adote um sistema para implantar novos produtos, projetos e ideias
As redações precisam estar mais atentas ao processo usado para inovar, afirmou Sama. Muitas vezes, as organizações de mídia de notícias tentam tomar emprestado o que outras indústrias fizeram em vez de olhar para as necessidades e processos exclusivos das redações. “Por que não desenvolvemos nossos próprios processos e fluxos de trabalho quando se trata de inovação em vez de tomar de outras indústrias? Precisamos aproveitar o que fazemos de melhor”, disse. “No momento em que tentamos inovar, precisamos estar em primeiro lugar com nossos próprios processos e descobrir onde podemos empurrar e encontrar oportunidades para assimilar nosso próprio tipo de inovação.”
6. Construa uma cultura de inovação
Este último passo pode ser o mais importante. Criar uma cultura na qual as pessoas procuram oportunidades de inovação e fornecer um portal no qual as pessoas possam apresentar suas ideias terá um efeito duradouro sobre como uma empresa avança. As empresas devem comunicar suas novas ideias e documentar não apenas o que tentaram, disse Sama, mas como tentaram inovar, até onde chegaram e quais obstáculos impediram que a inovação funcionasse. “Talvez eles tenham se antecipado ou talvez não houvesse dinheiro suficiente”, disse ele. Entender o que não funcionou – e por que não funcionou – é tão importante quanto saber o que funcionou e por quê. Construir uma cultura de inovação significa trazer mais pessoas para a mesa, disse: “Abra o espaço para todos. Queremos ouvir não apenas a redação, mas também o marketing, o produto e a inteligência de negócios”. Para construir uma cultura de inovação, é importante criar um espaço aberto onde todos são convidados a contribuir, assinalou.