PODER360 – 25/10/2018
A FGV Dapp (Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getúlio Vargas) divulgou 1 estudo nesta 5ª feira (25.out.2018) que mostra que grupo de perfis estrangeiros no Twitter fizeram publicações para influenciar o debate eleitoral brasileiro.
Segundo o estudo, as mensagens envolviam o candidato a presidente Jair Bolsonaro (PSL), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e notícias falsas sobre pedofilia.
A FGV Dapp mostra ainda que no período de 14 a 24 de agosto 1 grupo de perfis automatizados provenientes da Venezuela, Argentina, Cuba e Equador, publicou conteúdos de apoio à candidatura do PT.
Venezuela: 117 perfis fizeram 332 publicações;
Argentina: 11 perfis fizeram 18 publicações;
Cuba: 6 perfis fizeram 39 publicações;
Equador: 4 perfis fizeram 11 publicações.
A FGV Dapp afirma que os robôs identificados complementam levantamento anterior, com base em dados de outubro a dezembro de 2017, em que também foram identificadas menções feitas por contas da Argentina, Venezuela e Equador em interação com os perfis oficiais de atores políticos brasileiros e associadas a partidos e figuras políticas, alinhados à esquerda, desses países.
No gráfico abaixo, temos as relações dos robôs com os atores políticos. Cada nó do grafico representa 1 perfil, exceto o “LulapeloBrasil|dilmabr”, que é a junção dos perfis de Lula e Dilma.
Os nomeados são os atores e os não nomeados são os robôs. Cada aresta conecta 1 robô a 1 ator político e quer dizer que o robô mencionou o ator uma ou mais vezes. Quanto maior é o nó do perfil automatizado, mais atores políticos ele mencionou em suas publicações.
Eis os dados:
Segundo estudo, dos 732 perfis automatizados na base de dados de 2017, 102 contas foram marcadas como aquelas que mencionam atores políticos da América do Sul.
Abaixo, a relação de cada grupo de robôs com os atores políticos. Com o objetivo de visualizar o grau de proximidade dos atores políticos, estão destacados apenas aqueles grupos de perfis automatizados que mencionaram mais de 1 político.
Influência russa e da alt-right
O estudo aponta que 1 grupo com 232 perfis, identificados a partir de conteúdos de desinformação sobre pedofilia, publicou 8.185 publicações em português no período entre 01 de agosto e 26 de setembro relacionados à política brasileira.
Entre as últimas 400 publicações do grupo, foram identificados tuítes em mais de 40 línguas distintas. As mais utilizadas foram inglês, espanhol e italiano. O português figura em 6º. Já os tuítes em russo representam quase 3% da base, e foram feitos por 54 perfis.
O perfil de 1 canal estatal de televisão russa “@RT_com” foi o que teve mais interações nas publicações da rede de 232 perfis.
Os perfis em espanhol da RT, “@ActualidadRT” e “@SputnikInt”, de 1 canal de notícias russo, também tiveram 1 número alto de menções.
Dos 232 perfis, 99 apresentaram dados de localização declarados que puderam ser utilizados para visualizar a distribuição de seus tuítes no mundo (como mostra a imagem abaixo).
Entre as últimas 400 publicações do grupo, foram identificados tuítes em mais de 40 línguas distintas. As mais utilizadas foram inglês, espanhol e italiano. O português figura em sexto, e os tuítes em russo representam quase 3% da base, e foram feitos por 54 perfis.
Entre as mensagens nessas últimas 400 publicações, aparecem o vice-primeiro-ministro da Itália, políticos americanos e o youtuber Paul JosephWatson, associado à alt-right, além dos portais russos RT, RT en Español eSputnik;
Alguns destes perfis atuaram em outros debates eleitorais, como por exemplo, nas eleições dos EUA foram encontradas 87 contas, na França 55 contas, e na Alemanha, 98 contas. E no debate sobre a saída do Reino Unido da União Européia, foram 66.
Também foram encontradas participações nos debates na Argentina, Paraguai e México.