O g1, portal de jornalismo da Globo na internet, estreou nesta semana uma nova marca, em comemoração aos 15 anos do portal de notícias. O site também passa por uma série de melhorias, oferecendo novas funcionalidades como dark mode, opções de personalização e recomendação de conteúdo, informa o Meio&Mensagem. O g1 oferece ainda conteúdo exclusivo em seu canal no YouTube e 14 podcasts originais, disponíveis em suas plataformas, no Globoplay e nos principais agregadores de áudio.
“O pilar fundamental do g1 é a credibilidade. Então, a gente tem que ser ágil, porque isso é uma coisa que as pessoas veem, mas o que interessa mesmo para a gente é dar a notícia rápido, mas a notícia certa, checada e verdadeira, diz Renato Franzini, diretor do g1. “Na verdade, tem mais de 50 redações do g1 trabalhando e, em cada uma dessas redações, as pessoas sabem exatamente o que fazer, que é trabalhar dentro dos princípios editoriais da Globo e dentro de uma lógica específica do g1 de agilidade com correção”, completa.
O novo projeto gráfico foi pensado na diversidade de conteúdo do g1 e buscou formas mais amigáveis e leves para os diversos meios de consumo: texto, vídeos, áudios, fotos e infográficos, tanto no celular como no computador ou TV. A renovação também tem como objetivo um alinhamento visual com a nova marca da Globo, lançada no início do ano após a união da TV aberta, TV por assinatura, streaming e plataformas digitais. Essa nova marca ilustra os valores da empresa compostos por brasilidade, proximidade, diversidade, senso de comunidade, liberdade e criatividade. Da mesma maneira, a arquitetura da nova marca do g1 traz o uso de letra minúscula, para representar a proximidade com o público, e mantém sua cor característica, o vermelho.
Para seu aniversário, o portal realizará, na próxima terça-feira (28), às 10 horas, um evento com a proposta de olhar para o futuro. Durante o encontro, o g1 irá revelar algumas novidades que prepara para os próximos meses, incluindo a criação das editorias de Meio Ambiente, Empreendedorismo e Inovação. Aberto ao público e com transmissão no g1 e no Globoplay, o evento contará com a participação da futurista Jaqueline Weigel, do humorista Marcelo Adnet, do professor Pablo Ortellado, da antropóloga Isabela Kalil, do diretor de jornalismo da Globo Ali Kamel, e da jornalista Lo Prete.
O g1 conta com mais de 400 jornalistas em 52 redações em todos os estados informando, em tempo real, um público de 66 milhões de pessoas por mês, e mais de 30 milhões de seguidores nas redes sociais.