O jornalista Marcelo Rech, presidente-executivo da ANJ e também membro do comitê-executivo e do Board da WAN-IFRA e do Fórum Mundial de Editores, marcou presença no Congresso Mundial da WAN-IFRA (World News Media Congress 2023) e participou, além dos painéis do evento, de diversas reuniões paralelas com importantes temáticas, como a relação dos jornais com grandes plataformas digitais, a liberdade de imprensa e a inteligência artificial.
Rech esteve presente na reunião do board do Fórum Mundial de Editores com a jornalista Maria Ressa, vencedora do Prêmio Nobel da Paz em 2021, para discutir o combate à desinformação. Outro encontro que contou com a participação do jornalista brasileiro foi a conversa com a presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, que recebeu um restrito grupo de jornalistas, entre eles o presidente da WAN-Ifra, Fernando de Yarza, a vencedora do Nobel da Paz, a jornalista Maria Ressa, e o editor-executivo do The New York Times, Joseph Khan. Além disso, Rech esteve com o ministro das Relações Exteriores de Taiwan, Jaushieh Joseph Wu, e participou também do painel sobre os fatos e as mentiras nas eleições.
“O Congresso Mundial de News Media, que há muito não vinha para a Ásia, reafirmou a essencialidade do jornalismo na defesa das democracias e no combate à desinformação. Outro ponto central foi o uso de Inteligência Artificial a favor da informação e do jornalismo de qualidade e os desafios de preservação dos direitos do autor neste novo cenário”, disse Rech. Para ele, os participantes saem do evento com a convicção de que a atividade jornalística é mais fundamental do que nunca para preservar as democracias e defender os avanços da civilização.