Combater a desinformação e evitar que mentiras sejam compartilhadas nos aplicativos de mensagem por quem, por falta de prática, acaba passando adiante links duvidosos e falsos. Esse é um dos objetivos de um minicurso oferecido pelo Projeto Comprova – coalização liderada pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) – para adultos, especialmente os maiores de 50 anos, para ensiná-los a distinguir fatos de boatos. E o melhor: as lições são gratuitas e totalmente via WhatsApp.
A Rede Gazeta apoia a iniciativa do Projeto Comprova, já que, desde 2018, A Gazeta compõe o grupo com 40 veículos do Brasil que formam a coalizão de combate à desinformação. O minicurso é apoiado pela Meta, empresa que deu origem ao Facebook e que hoje também abriga o WhatsApp e o Instagram, e tem duração de 10 dias, com lições que vão de 5 a 7 minutos. As inscrições podem ser feitas pelo site projetocomprova.com.br ou apontando a câmera do seu celular para o QR Code ao lado.
A partir da inscrição, os participantes receberão vídeos e mensagens de texto com instruções técnicas simples para detectar conteúdos suspeitos e fazer verificações básicas. As aulas são conduzidas pelos jornalistas Lillian Witte Fibe e Boris Casoy, embaixadores do programa no Brasil. O conteúdo foi produzido em conjunto pelo MediaWise e pelo Projeto Comprova.
Com o slogan “Não passe vergonha nos grupos – Aprenda a identificar boatos nas redes”, o minicurso ajudará esse público a entender como funcionam os algoritmos, como detectar golpes e teorias conspiratórias, ensinará a buscar fontes confiáveis e orientará os participantes sobre como falar com amigos e familiares para evitar a disseminação de conteúdos falsos e enganosos.
Importância
Para o diretor de Políticas Públicas da Meta no Brasil, Murilo Laranjeira, o curso pode ser uma ferramenta importante para qualificar o que circula na internet. “Nossa prioridade é contribuir para uma internet aberta, transparente e segura. A desinformação provoca o contrário. Por isso, ficamos tão felizes em apoiar um projeto educativo nessa área. Nosso objetivo é que esse programa tenha o maior impacto possível e que ajude a nossa comunidade a olhar para informação na internet com forte senso crítico”
Para a presidente da Abraji, Natalia Mazotte, a educação midiática se tornou um foco de atuação relevante para a entidade. “A desinformação é pervasiva e atinge pessoas com diferentes níveis de letramento digital, gerando impactos negativos nas nossas relações e instituições. Estamos animados com a possibilidade de ajudar um público mais amplo a refletir sobre o seu consumo de informação digital”, diz.
A editora-chefe de A Gazeta, Elaine Silva, reforça a importância de os capixabas terem acesso a uma iniciativa de educação midiática. “2022 é um ano de eleição presidencial e há anos observamos o crescimento da disseminação de boatos, desinformação e distorções, o que confunde a sociedade e, muitas vezes, fere a democracia. O Projeto Comprova, do qual fazemos parte desde o início, agora cumpre um papel importante que é o de ajudar as pessoas a interromper o ciclo de compartilhamento de mentiras. Isso fortalece a sociedade e o país”, opina.
Mais detalhes sobre o programa estão disponíveis em projetocombrova.com.br/minicurso.