O Grupo A Hora, de Lajeado (RS), é um dos três veículos brasileiros entre os 20 vencedores do concurso internacional promovido pelo International Fund for Public Interest Media (IFPIM). O reconhecimento garante subsídios ao Projeto Caramelo, que pretende acompanhar passo a passo a reconstrução do Rio Grande do Sul depois das enchentes de maio deste ano, por meio de um app, de webcams espalhadas pela região do Vale do Taquari e de muito jornalismo. Os veículos da organização de notícia gaúcha também vão monitorar os financiamentos federal e estadual para cada município atingido pela crise climática e oferecerão uma plataforma de comunicação direta com a população.

A Hora vem se destacando no cenário editorial brasileiro. Em julho, quando comemorava 22 anos de atuação no Vale do Taquari, lançou A Hora do Sul, um impresso e digital em Pelotas, cidade da Zona Sul do estado com quase quatro vezes a população de Lajeado. “Nosso DNA é o de grandes projetos, grandes desafios”, diz o diretor-executivo e sócio do grupo Adair Weiss. “Temos o compromisso de impulsionar o crescimento da região, bem como apoiar a população com um jornalismo sério e propositivo”.

A realização do Projeto Caramelo seria impossível sem o apoio do IFPIM, que avaliou mais de 700 projetos do mundo todo e escolheu apenas 7 na América do Sul. “O Projeto une a relevância de A Hora e a responsabilidade editorial da marca com a necessidade de fiscalizar e acompanhar cada um dos municípios afetados pelas enchentes, sob o ponto de vista da população”, afirma o jornalista e consultor de empresas Eduardo Tessler, que participou da concepção do projeto e será o Project Manager da iniciativa.

O Projeto Caramelo vai envolver diretamente mais de 25 profissionais do Grupo A Hora, além de abrir vagas em funções jornalísticas, tecnológicas e de gestão. A previsão é que as primeiras webcams — de um mínimo de 30 — estejam operando até a metade de 2025, enquanto o aplicativo estará sendo lançado em versão experimental em simultâneo. Haverá acompanhamento em tempo real da reconstrução em cerca de 20 cidades gaúchas.

O IFPIM apoia projetos de empresas de comunicação que defendam a democracia e que busquem a sustentabilidade através do crescimento orgânico das audiências. Venceram também, no Brasil, produtos editoriais de The Intercept Brasil e da Agência Mural, ambos de São Paulo. Ao todo, a organização concederá 5 milhões de dólares em subsídios para 20 organizações de notícias de interesse público em quatro regiões: Europa Oriental, América Latina, África e Oriente Médio, e Ásia e Pacífico. Os 20 vencedores do concurso são da Argentina (2), Armênia (3), Brasil (3), Equador (2), Indonésia (1), Líbano (1), Moldávia (1), África do Sul (1), Tunísia (2) e Ucrânia (4).

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