O projeto do Jornal do Commercio (JC), de Pernambuco, dentro do programa “Acelerando a Transformação Digital, focou suas iniciativas no incremento da produção de vídeos digitais e atingiu seus objetivos ao obter aumento da monetização em plataformas como Youtube e Facebook.

Equipe que participa do projeto

Dentro do programa desenvolvido pela Associação Nacional de Jornais (ANJ) e Associação Nacional dos Editores de Revistas (Aner) em parceria com a Meta (Facebook/Instagram) e Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ), o projeto do JC recebeu uma ajuda financeira de US$ 15 mil e também o acompanhamento de um mentor. O especialista designado, Silvio Dias, passou três meses trabalhando com o time de vídeos digitais do JC.

Maria Luiza Borges, diretora de estratégias digitais do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, diz que o jornal pautou seu projeto na área de vídeos digitais porque acredita que cada vez mais as novas gerações buscam informação nesse formato, além de que esses vídeos podem render monetização nas plataformas, gerando uma cauda longa de receita.

Ao longo de três meses, foi possível investir na otimização dos conteúdos nas duas plataformas escolhidas para o teste (Youtube e Facebook), experimentar novos conteúdos, iniciar projeto e montagem de set para vídeos rápidos, fazer uma atualização da marca usada pelo JC no Youtube e treinar a equipe em técnicas de SEO (Search Engine Optimization) para vídeos.

Duas das três metas smarts propostas pelo JC excederam as expectativas: houve aumento de 35% da receita no Youtube durante o período e de mais de 600% de crescimento de receita com ad breaks no Facebook (a meta inicial era um incremento de 20% em cada uma das plataformas). Já o número de inscritos no canal de Youtube subiu de 148 mil para 172 mil, um aumento de 16%, próximo da meta proposta, que era de 20% para três meses.

“Apesar do período de mentoria já ter sido concluído, o projeto segue, pois continuamos com a otimização do nosso inventário e foco na produção de vídeos mais assertivos para o consumo no ambiente digital”, diz Maria Luiza. “Além disso, em julho ficará pronto o novo set para gravação de vídeos rápidos. A ideia é que esse processo iniciado permita a sustentabilidade desse trabalho, com novas fontes de receita”.