Matthew Lynes, analista de inovação em mídia da Twipe, destacou algumas tecnologias presentes na edição de 2022/23 do World Report on Innovation in Media, de Juan Señor, Jayant Sriram e Inês Bravo, da Innovation Media Consulting. Segundo Lynes, são ferramentas que devem ser incluídas nos planos futuros dos publishers. Veja abaixo:
NFTs e IA se tornarão menos futuristas
Claramente, o tabu em torno da Inteligência Artificial está desaparecendo. Mais de 75% dos editores dizem que a IA desempenhará um papel crucial no sucesso de seus negócios nos próximos três anos. Isso não é apenas em grandes redações, mas em redações em todo o mundo em países desenvolvidos e em desenvolvimento. A principal barreira para a adoção da IA, no entanto, é atrair talentos e habilidades. Portanto, uma abordagem mais colaborativa entre mídia, instituições de pesquisa e soluções de terceiros precisa ser incentivada. NFTs são polêmicas, mas estão aqui para ficar. Um dos usos mais comuns de NFTs é algo que os pesquisadores defendem há muito tempo: monetizar o conteúdo do arquivo.
Boletins informativos de sucesso desenvolvendo um toque pessoal
Os boletins são uma parte essencial do ecossistema de consumo de notícias, mas seu rosto mudou. Ser relegado a um boletim informativo era considerado um rebaixamento jornalístico. Mas agora esta é a nova era de ouro dos boletins informativos, e os números mostram isso: 87% dos editores e profissionais de marketing estão investindo ativamente em e-mail; e 94% estão escalando seus programas de e-mail em 2021.
O cookie está desmoronando, mas os editores estão em uma posição forte
Os editores agora estão criando modelos de assinatura sustentáveis. Mas, Señor, Sriram e Bravo argumentam que os editores não devem colocar todos os ovos em uma cesta de modelo de negócios. O dinheiro publicitário digital pode complementar as assinaturas. A publicidade digital cresceu em geral 33% em 2021 e os gastos com publicidade devem crescer 9,7%, para US$ 836,9 bilhões em 2022. A WAN-IFRA descobriu que a receita de publicidade digital para editores cresceu 16,5% em 2021.
A chave para alavancar essa receita publicitária são os dados, mas o cookie está desmoronando. Isso é problemático em um mundo em que mais de 77% dos sites e 82% de todos os anúncios digitais usam cookies de rastreamento. Felizmente, alguns editores que se concentraram em conhecer seu público estão em um bom lugar para combater o “Cookiepocalypse” com seus bancos de dados primários. De acordo com a Adobe, os dados primários adquiridos pelos editores são a base para parcerias estratégicas. Os editores agora fazem parte do ecossistema de tecnologia de anúncios e têm uma oportunidade de ouro de usar seus dados.
Você ouviu? O áudio está voltando
A mania do podcast continuou e criou um boom pandêmico na receita de publicidade de podcast. Estudo de publicidade de podcast nos EUA do Internet Advertising Bureau (IAB) mostrou receita de US$ 842 milhões em 2020, um aumento de 20% em relação a 2019. Embora o relatório sugira que a publicidade continuará sendo o principal gerador de receita para podcasts, alguns estão começando a olhar para assinaturas de podcast. O boom de podcasts deu origem a um boom de histórias em áudio – é um acéfalo para os editores investirem. Esta é uma tecnologia barata e simples, e as pessoas adoram. Os artigos de áudio também estão em alta. Além disso, o áudio ao vivo se tornou uma mania de pandemia e os editores devem ficar de olho em seu desenvolvimento.