A indústria global de notícias comemora, em 28 de setembro, o Dia Mundial do Jornalismo (World News Day) e as redações dos jornais brasileiros podem participar de uma ampla campanha que inclui uma seleção de artigos de opinião; anúncios impressos e na web; vídeo de mídia social e sugestões sobre a melhor forma de disseminar a mensagem da iniciativa por meio de seus diversos canais. Inscreva-se agora e confirme sua disposição em apoiar o Dia Mundial do Jornalismo, ação coletiva da qual participa a Associação Nacional de Jornais (ANJ).

A campanha, que no ano passado contou com mais de 500 redações, é conduzida pelo Fórum Mundial de Editores (WEF, na sigla em inglês), entidade ligada à World Association of News Publishers (WAN-IFRA), e pela Canadian Journalism Foundation (CJF). Tem por objetivo melhorar a compreensão global do papel da mídia jornalística nas sociedades modernas. Neste ano, a mensagem central da ação é: Escolha a Verdade.

Veja abaixo como o seu veículo pode se integrar à campanha

Após confirmar o apoio, a redação participante receberá dos organizadores, em 13 de setembro, uma série de conteúdos para compartilhar com os leitores. A maior parte do material estará disponível em vários idiomas, inclusive em português (Brasil). Atenção: todo o conteúdo do Dia Mundial do Jornalismo está embargado até 24 de setembro. Os links para download incluem:

1 – Vídeo da campanha: “Escolha a Verdade”

Formato: MP4, link incorporado do YouTube, horizontal & mobile. Duração: 0:53s.

Pré-visualização: YouTube

2 – Conteúdo de mídia social

Elementos: Postagens pré-preparadas, imagens, logotipos

Hashtags: #JournalismMatters, #ChooseTruth, #WorldNewsDay

3 – Autores de artigos de opinião

– Branko Brkic, editor-chefe do Daily Maverick, e Maria Ressa, ganhadora do Prêmio Nobel (inglês e espanhol).

– David Walmsley, editor-chefe do Globe and Mail, e Tina Brown, jornalista, editora e autora (Inglês).

– Carlos Chamorro, Editor, Confidencial, Laureado com a Caneta de Ouro da Liberdade em 2024 (inglês, espanhol).

– Marcelo Rech, presidente-executivo da ANJ (português, espanhol, inglês).

– Kathy English, presidente da Canadian Journalism Foundation (inglês, francês).

– Fatemah Farag, jornalista egípcia (inglês).

Traduções adicionais. Você pode ajudar com traduções? Envie um e-mail para: worldnewsday@wan-ifra.org.

4 – Anúncio impresso

Formatos: Dimensões A4, 400dpi. Pode ser baixado como PDF.

5 – Anúncios digitais

Formatos: Banner longo 1500×400, retângulo médio 300×250, retângulo vertical 400×200. Para download como PNGs.

Sessões informativas (Zoom)

Serão realizadas três chamadas de zoom para responder a quaisquer perguntas sobre a campanha, nas seguintes datas:

3 de setembro (inglês) 10:30 Paris/CET LINK PARA PARTICIPAR

4 de setembro (inglês) 14:30 PARIS/CET LINK PARA PARTICIPAR

5 de setembro (espanhol): 16:00 PARIS/CET LINK PARA PARTICIPAR

Conteúdo próprio

Ideias para promover a campanha:

  • Compartilhe novamente o melhor jornalismo de seus arquivos para mostrar que #JournalismMatters.
  • Apresente seus jornalistas ao seu e ao nosso público: mostre as pessoas por trás das notícias
  • Convide os leitores para a sua redação. Permita que eles conheçam a sua equipe e descubram como funciona o processo jornalístico.
  • Organize um evento, pessoalmente ou on-line, para discutir os desafios – e as soluções.
  • Colaborar com escolas, universidades e bibliotecas para enfatizar a importância do jornalismo baseado em fatos.
  • Criar, encomendar e publicar seus próprios materiais de campanha. Defenda seu jornalismo usando: Anúncios, artigos, comentários, explicativos, entrevistas, boletins informativos, artigos de opinião, podcasts, canais de mídia social e vídeos.

Logotipos dos participantes

Os organizadores farão o possível para publicar os logotipos das marcas de notícias que apoiam a campanha no site do Dia Mundial do Jornalismo. Os logotipos deve ser enviados para worldnewsday@wan-ifra.org

O jornalismo importa

No Dia Mundial do Jornalismo, os meios de comunicação são incentivados a destacar o papel valioso que seu jornalismo desempenha na vida de seu público e da sociedade em geral. “Em um mundo sobrecarregado com informações e eventos, muitos deles desafiadores, os cidadãos precisam de fatos, certeza e perspectiva. O jornalismo de qualidade oferece isso e muito mais. Agora, nos reunimos como cidadãos para lembrar por que esse jornalismo importa e por que vale a pena apoiar uma mídia de notícias ética, confiável e que busca a verdade”, diz Martha Ramos, presidente do WEF.

“O jornalismo importa. Os fatos importam. A verdade importa. Sem os fatos verificados que podem revelar a verdade, a liberdade e a democracia podem fracassar. O jornalismo de qualidade que busca a verdade pode — e faz — a diferença para os cidadãos do mundo. Este ano pedimos que você escolha a verdade e apoie seu canal de notícias favorito”, afirma Kathy English, presidente da CJF.

Por que “escolher a verdade”?

“2024 está testando as sociedades modernas de formas que esperávamos que nunca se repetissem. Regimes autocráticos e aspirantes a ditadores ao redor do mundo lançaram um desafio às liberdades através de fronteiras, raças e religiões”, observa Branko Brkic, editor-chefe do The Daily Maverick, da África do Sul. “Os conflitos modernos abrangem o globo inteiro e são travados em uma expansão de informações que é avassaladora em seu alcance e poder. Novas tecnologias e as plataformas que elas possibilitam são campos de batalha nos quais nosso futuro está sendo disputado”.

O Projeto Kontinuum do Daily Maverick, um esforço incubado para reafirmar o papel positivo da mídia jornalística na comunidade global, conceituou e elaborou a campanha Escolha a Verdade do Dia Mundial do Jornalismo, que será seu modelo para futuras colaborações.

Envolver o público

O Dia Mundial do Jornalismo foi idealizado pelo editor-chefe do Globe and Mail, David Walmsley, e lançado em 2018. A data é proposital: 28 de setembro foi designado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) como o Dia Internacional do Acesso Universal à Informação – o que é de igual importância tanto para jornalistas quanto para a sociedade civil, assim como notícias baseadas em fatos.

“Jornalistas precisam se explicar melhor. Dia Mundial do Jornalismo é uma chance de envolver seu público, ouvi-los contar sobre como suas vidas melhoraram quando conheceram um jornalista e sobre como um jornalismo forte traz à tona os fatos que nos fortalecem a todos”, destaca Walmsley.

Destaque o valor do seu jornalismo 

Agora é o momento ideal para revisitar alguns dos seus melhores trabalhos jornalísticos, o impacto que eles tiveram e lembrar ao seu público por que eles são importantes. “Jornalistas e veículos de notícias enfrentam desafios diários à sua credibilidade. Nós regularmente encontramos editores que querem suporte para ajudar a defender e promover seu jornalismo e para explicar os processos que sustentam suas reportagens”, diz Cherilyn Ireton, Diretora-Executiva do WEF.

Leia mais:
Mídia Global lança campanha ‘Escolha a Verdade’ para o Dia Mundial do Jornalismo
Junte-se a nós – porque o jornalismo é importante
“Juntos, somos mais fortes. Muito mais forte”
Como você pode se envolver agora