Conexão, comunicação e cultura: são esses os três pilares que direcionam o Fonte Hub, criado pela Rede Gazeta (ES). O novo espaço de inovação capixaba, situado onde por anos funcionou a Redação de A Gazeta, chegou com a proposta de desenvolver negócios de inovação aberta e ser mais um ponto de encontro entre empresas, startups, academia e outras instituições do Espírito Santo.
Inaugurado em junho, na sede da empresa, em Vitória, o hub já recebeu representantes de diversos agentes do ecossistema de inovação capixaba, seja para conhecer de perto os detalhes do lugar, participar de eventos ou se conectar ao Fonte e outros residentes. A iniciativa de inovação do grupo se soma ao portfólio de 16 negócios em mídia no Espírito Santo, contabilizando emissoras de TV, rádio e sites de notícias.
“Esse empreendimento é fruto de duas coisas: do DNA da Rede Gazeta como uma empresa inovadora e o acaso. A Gazeta foi fundada em 1928 e está até hoje nessa trajetória porque, em alguns momentos, soube inovar. E com essas mudanças, o espaço ficou vago e oportuno para esse novo passo. Sempre esteve muito presente na nossa mente que precisamos nos renovar para manter o grupo na liderança”, pontuou o presidente do grupo, Café Lindenberg.
Com um estúdio de gravação com chroma-key (uma área verde que possibilita a inserção de cenários virtuais), outro para transmissões de podcasts, cabines de áudio, salas de brainstorming e coworking, o Fonte é o primeiro hub do Estado a contar com esse foco na produção de conteúdo audiovisual, intimamente ligado à expertise de comunicação da Rede Gazeta.
A ideia já nasceu com uma forte parceria com o hub Base27, que também desenvolve no local seu programa de inovação aberta, Area 9. “O Area 9 é um projeto para conectar universidades e startups, resolvendo dores em comum. Quando esses dois mundos se encontram, temos um cenário de fomento ao empreendedorismo e à inovação no ES”, explicou Francisco Carvalho, co-fundador e integrante do Conselho Administrativo do Base27. Atualmente, a organização conta com mais de 50 empresas mantenedoras, de diferentes segmentos do Espírito Santo, e iniciou, com o Area 9, um novo esforço de aproximação entre o universo acadêmico, empresas e aceleradoras de negócios.
Renovação dos negócios
Com o Fonte Hub, a Rede Gazeta pretende se consolidar como um agente relevante no ecossistema capixaba de inovação, mas sem se distanciar do core business do grupo, segundo Café Lindenberg: “O Fonte consolida e torna visível nossa estratégia de nos tornar, também no contexto da inovação aberta, uma referência, colocando a nossa expertise em produção de conteúdo a serviço de novos modelos de negócios”.
O diretor de Inovação e Novos Negócios, Dudu Lindenberg, acrescenta que as iniciativas da Rede Gazeta dentro do ecossistema de inovação – estreitando laços com startups, aceleradoras, outras empresas e o universo acadêmico – permitirão a renovação sustentável do negócio principal do grupo e a criação constante de novos negócios, de forma ágil e conectada a novos públicos.
“Historicamente, nossa empresa sempre esteve na vanguarda dos movimentos de mídia. Enxergamos com certa antecedência a hora certa de aposentar o jornal impresso, mesmo que isso significasse (em 2019) pôr fim ao produto que deu origem a todo o grupo. Mas estamos hoje em um capítulo da história em que não basta se antecipar onde o terreno já é conhecido; precisamos inovar, assumir riscos e buscar novas áreas de atuação junto com quem conhece novos mercados e outras frentes de atuação que dialoguem com a nossa experiência”, afirma Dudu Lindenberg.
Parcerias
Além do Area 9, outras parcerias já firmadas pela Rede Gazeta para o hub foram o programa “Radar de Talentos”, do Centro Universitário Espírito-Santense (Faesa); e com a learntech Wis. No primeiro, cinco estudantes universitários, dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, participaram do programa de qualificação com foco em inovação e produção audiovisual, além experimentação de tecnologias. Destes, três foram contratados como estagiários responsáveis pelos estúdios do Fonte.
Já com a Wis, a parceria contempla uma série de workshops para debater as expectativas para o futuro, especialmente o da comunicação, com o público interno da empresa e agendas específicas abertas a todo o ecossistema de inovação.
Foto: Carlos Alberto Silva/Rede Gazeta