O último painel do 2º DATA DAY, no fim da tarde desta terça-feira, comandado pelo jornalista Ricardo Gandour, professor do Curso de Jornalismo da ESPM, foi um grande debate entre painelistas do evento e a plateia que lotou o auditório da ESPM TECH.
Na discussão, foi ressaltado que, na medida em que a IA generativa avança, fica mais claro que o negócio do jornalismo está na busca por cada vez mais qualidade do que quantidade. Outro tema em debate foi a possibilidade de regulação da IA, em dia no qual a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) proferiu a primeira medida preventiva de sua história contra a Meta — proprietária do Instagram, Facebook e WhatsApp — para suspender imediatamente o uso de dados de usuários para treinar modelos de inteligência artificial generativa.
Também foi discutida a necessidade de educar a audiência para o uso da IA, o que passa também pelo aprendizado daqueles que atuam nos players. Outro ponto em debate foi a necessidade de combater a desinformação, problema que pode se agravar com uso equivocado da IA. O debate incluiu ainda a crescente atuação de grupos empresariais como publishers e o impacto disso na indústria jornalística.
Arenusa Goulart, gerente de marketing do Sistema Verdes Mares (CE), foi a mestre de cerimônias do 2º DATA DAY.
Fotos: Rogério Lorenzoni / Studio3x