A indústria de mídia e o jornalismo enfrentam inúmeros desafios até 2023, e existem algumas tendências marcadas pelo comportamento do leitor, seus hábitos e necessidades, que exigem mudanças, e que a mídia deve levar em consideração. A empresa Zephr, que fornece software para paywalls, selecionou o que considera serem as principais tendências de consumo de mídia, conforme destaca o Laboratorio de Periodismo.
1 – Conteúdo compatível com dispositivos móveis e rastreamento entre dispositivos
Fevereiro de 2022 marcou um ponto de viragem, segundo dados do Stadista, e a utilização de smartphones para ler notícias online já é superior a qualquer outro dispositivo ou suporte, sendo que esta tendência é cada vez maior. Como as primeiras impressões são tão importantes para a experiência do usuário, tornar um site fácil de navegar em um dispositivo móvel é uma prioridade. Os editores precisam tornar elementos como tempo de carregamento da página, formulários de inscrição, botões e conteúdo de call-to-action, etc. mais otimizados para dispositivos móveis do que nunca e fáceis de consumir em uma tela até 2023 pequena.
Essa capacidade de acessar notícias de vários dispositivos cria uma necessidade urgente de rastreamento entre dispositivos. O rastreamento entre dispositivos permite que os editores sigam os usuários conforme eles interagem com o conteúdo em diferentes dispositivos, vejam suas atividades em todas essas fontes e entendam quais artigos estão procurando para uma visão holística. “Ao fazer isso, os editores podem exibir informações relevantes e conteúdo direcionado (ou ofertas) para usuários em todos os dispositivos, criando experiências verdadeiramente personalizadas com cada interação”, afirma o relatório.
2 – Publicidade nativa ou não intrusiva
Os editores que desejam manter vivo o fluxo de receita de anúncios devem capacitar os anúncios que podem ser integrados ao conteúdo regular de maneira mais transparente , tornando-os menos intrusivos e mais adequados ao público. Embora a receita da mídia digital não dependa mais apenas da publicidade, ela é um fluxo de receita absolutamente necessário. “A chave é garantir que a publicidade seja feita de maneira que não pareça perturbadora ou intrusiva para o leitor”, argumenta o relatório da Zephr.
3 – Tornar mais fácil para os leitores encontrarem informações
Mudanças recentes do Google obrigam os editores a modificar sua estratégia de SEO, para que os usuários possam continuar encontrando o conteúdo e, em alguns casos, atrair novos leitores para retê-los posteriormente. O Google anunciou recentemente sua “atualização de conteúdo útil”, que basicamente priorizará o conteúdo valioso sobre as palavras-chave usadas. A mudança no algoritmo melhorará especialmente os resultados relacionados a educação, artes e entretenimento, compras e conteúdo relacionado à tecnologia. “Essencialmente, isso significa que haverá uma mudança para uma estratégia de conteúdo de SEO de maior valor e focada na intenção, e os editores precisam responder a essa mudança”.
4 – De “primeiro usuário” para “primeira comunidade”
A maioria dos usuários que fazem parte de uma comunidade de leitores passa mais tempo no site, gerando mais visitas e mais dinheiro. Construir uma comunidade ativa e envolvente até 2023 “pode ser uma das maneiras mais cruciais pelas quais os editores podem reduzir a rotatividade de assinaturas”, diz o relatório, acrescentando que uma maneira de construir uma comunidade saudável é por meio de modelos que incluem fóruns de grupo, quadros de mensagens etc.
5 – Processos de inscrição sem atrito
O tempo de atenção online está em um nível mais baixo de todos os tempos. Como resultado, como lembra o trabalho de Zephr, qualquer atrito ou barreira para acessar o conteúdo se transforma em resistência e pode aumentar drasticamente as chances de um usuário perder o interesse e deixar o site de mídia completamente. Muito mais se, para se registrar, você tiver que seguir várias etapas ou preencher formulários complicados. A ‘compra com um clique’ da Amazon “é um excelente exemplo de como deve ser um processo de inscrição para assinantes pagos ou gratuitos”, observa o relatório.
6 – Redefinindo o que significa pagar
Nos últimos anos, a mídia tem se afastado de hard paywalls para paywalls dinâmicos e essa tendência agora está se movendo em direção a preços comportamentais. Por exemplo, se um usuário estiver altamente engajado com o conteúdo e obtendo uma renda alta, a agência de notícias pode oferecer mais recursos por um preço mais alto do que ofereceria a um usuário não engajado com uma renda menor.