O recorte brasileiro de novo estudo feito pela Teads, plataforma global de mídia, em parceria com o Instituto Toluna Corporate, que procurou avaliar como os latino-americanos se relacionam com conteúdo jornalístico e publicidade, mostra que 76% dos entrevistados no Brasil disseram que utilizam sites de notícias como fonte de informação. A informação é do Meio&Mensagem.
O mesmo percentual citou as redes sociais como sua principal fonte na hora de buscar por alguma informação. O Youtube aparece na sequência, sendo citado por 72% dos entrevistados e empatando com a TV aberta, único meio mais tradicional a figurar entre as principais fontes de informação.
A pesquisa mostra que 70% dos brasileiros entrevistados consomem conteúdo noticioso mais de uma vez ao dia. Os meios digitais lideram amplamente essa busca por informação.
Apesar de consumirem notícias de forma intensa, os brasileiros se mostram desconfiados em relação àquilo que leem: apenas 42% das pessoas do país pesquisados no estudo declaram que confiam nas notícias que consomem. Quando é feito o recorte para o meio digital, o índice de confiança sobe um pouco: 62% dos respondentes garantem confiar nas notícias que acessam em sites.
A atenção ao conteúdo, no entanto, parece garantida: 94% dos respondentes do brasil garantem que prestam atenção no conteúdo que acessam. A pesquisa apontou, ainda, que 88% dos brasileiros pretendem buscar informações sobre as Eleições de 2022. Dentro desse grupo, os mais interessados em notícias sobre a disputa eleitoral são as pessoas com mais de 55 anos. Nessa faixa etária, 95% dos entrevistados dizem que irão buscar por notícias relacionadas às Eleições no País.