Nova pesquisa do Pew Research Center com norte-americanos de 13 a 17 anos descobriu que o TikTok disparou em popularidade desde sua estreia na América do Norte há vários anos e agora é uma das principais plataformas de mídia social para adolescentes entre as plataformas cobertas nesta pesquisa. Cerca de 67% dos jovens de 13 a 17 anos dizem que já usam o TikTok, com 16% de todos os adolescentes dizendo que o usam quase constantemente. Enquanto isso, a proporção de adolescentes que dizem usar o Facebook, uma plataforma de mídia social dominante entre os adolescentes na pesquisa de 2014-15 do Pew Research Center, caiu de 71% para 32% hoje.

O YouTube lidera o cenário online para jovens de 2022 entre as plataformas cobertas na nova pesquisa, pois é usado por 95% dos adolescentes. O TikTok é o próximo na lista de plataformas que foram questionadas nesta pesquisa (67%), seguido pelo Instagram e Snapchat, ambos usados ​​por cerca de seis em cada dez adolescentes. Depois dessas plataformas vem o Facebook com 32% e compartilhamentos menores que usam Twitter, Twitch, WhatsApp, Reddit e Tumblr.

As mudanças no cenário da mídia social desde 2014-15 vão além da ascensão do TikTok e da queda do Facebook. Ações crescentes de adolescentes dizem que estão usando o Instagram e o Snapchat desde então. Por outro lado, o Twitter e o Tumblr tiveram uma queda nas ações de adolescentes que relataram usar suas plataformas.

Existem algumas diferenças demográficas notáveis ​​nas escolhas de mídia social dos adolescentes. Por exemplo, meninos são mais propensos do que meninas a dizer que usam YouTube, Twitch e Reddit, enquanto meninas adolescentes são mais propensas do que meninos adolescentes a usar TikTok, Instagram e Snapchat.

O estudo também explora a frequência com que os adolescentes estão em cada uma das cinco principais plataformas online: YouTube, TikTok, Instagram, Snapchat e Facebook. Entre os entrevistados, 35% dos adolescentes dizem que estão usando pelo menos um deles “quase constantemente”. Os usuários adolescentes do TikTok e do Snapchat estão particularmente engajados com essas plataformas, seguidos por usuários adolescentes do YouTube em perseguição. Um quarto dos adolescentes que usam Snapchat ou TikTok dizem que usam esses aplicativos quase constantemente, e um quinto dos usuários adolescentes do YouTube dizem o mesmo. Ao analisar os adolescentes em geral, 19% dizem que usam o YouTube quase constantemente, 16% dizem isso sobre o TikTok e 15% sobre o Snapchat.

Leia aqui o texto na íntegra.