A edição deste ano do World News Day, em 28 de setembro, destacará o papel essencial do jornalismo na divulgação de informações confiáveis para reverter a crise climática. Promovida pelo Fórum Mundial de Editores (WEF) e pela Fundação Canadense de Jornalismo (CJF), a iniciativa mobiliza entidades defensoras do jornalismo e da liberdade de expressão, organizações de mídia e associações de classe empresarial. Para este ano, são esperadas as participações de mais de 300 veículos de imprensa de todo o mundo.

“Os jornalistas estiveram na linha de frente cobrindo a pandemia, ajudando as comunidades e o público a se manterem informados e seguros. Agora temos que nos atentar para outro grande desafio que nosso mundo enfrenta, a crise climática, e mostrar como o jornalismo pode contribuir para a salvação de nosso planeta”, disse Warren Fernández, presidente do WEF e editor-chefe do The Straits Times em Cingapura. “O World News Day nos oferece a oportunidade de mostrar como as comunidades se beneficiam quando os jornalistas fazem seu trabalho”.

Na edição do ano passado, em meio à pandemia de Covid-19, jornalistas de mais de 180 veículos de notícias, incluindo The New York Times, BBC News, The Washington Post, Financial Times, Axios, The Globe and Mail, The Straits Times e Toronto Star, reuniram-se para destacar o valor do jornalismo baseado em fatos na era da desinformação. O World News Day 2021 tem o apoio da Google News Initiative e do Lippo Group.

Como sua mídia pode participar do World News Day de 2021
Para obter informações e garantir a participação de sua redação, entre em contato com Alexander Jones, coordenador global do projeto em ajones@worldnewsday.org.